junho 28, 2012

Jornal " O Benfica " Edição Nº 3557


Destaques

Principais títulos
 
- Entrevista Paulo Lopes: "É um orgulho imenso voltar a vestir esta camisola" (Pág.08) e (Pág.09)


Títulos  


2 Síntese + Direcção homenageia Futsal e Hóquei:"Continuar a ganhar"
3 Futsal: "Uma época de ouro" + Opinião Arons de Carvalho
4/5 Futsal: "Hegemonia numa temporada memorável"
6 Futsal: "O título voltou a casa"
7 Futsal - Gonçalo Alves e Joel Queirós editores por um dia: "Que dupla de editores" + Opinião Gonçalo Alves
8/9 Entrevista Paulo Lopes: "É um orgulho voltar a vestir esta camisola"
10 Juniores: "Mais quatro renovações"
11 Geração Benfica: "Actividades à Benfica" + Infantis A e D vencem torneios + Opinião Afonso Melo
12/13  Assistências: "Mais de um milhão deram Luz à Catedral"
15       Opinião Pragal Colaço: "Genomas, neandertal e favores"
16/17  Poster Futsal: "Campeões Nacionais 2011/12"
18/19    Zona de Decisão - João Rodrigues: "Temos que convencer Luis Filipe Vieira a continuar"
21 Hóquei em Patins: "Fugiu-nos a dobradinha"
22/23    Atletismo: Benfica volta a sagar-se campeão" + Ana Oliveira faz o rescaldo do  fim-de-semana + Judo: "Telma em fase de estágio" + Opinião João Malheiro
24 Atletismo - Homenagem da direcção aos Bicampeões Nacionais: "Somos um clube Olímpico"
25 Canoagem: "Duplo bronze encarnado" + Andebol: "Vitórias fecham época" + Opinião Pedro Ferreira
26/27    Benfica Olimpico - Arnaldo Abrantes e Jorge Paula: "Acelerar a fundo para os Jogos de Londres 2012"
29 Voleibol: "João Coelho e Miguel Rodrigues marcam pontos" + Benfica Multimedia + Benfica Pool + Ténis de Mesa
30 Tome nota e Programação Benfica TV + Casas do Benfica
31 Opinião Luís Fialho: "Ano de ouro"
32 Futebol arranca a 2 de Julho + Opinião João Paulo Guerra + Breves

junho 25, 2012

Gonçalo Alves «Foi o título mais saboroso que já conquistei»


O Benfica sagrou-se campeão nacional de futsal ao derrotar o Sporting por 5-4, após prolongamento no quinto e último jogo da final do playoff.

No ano em que passou a ser capitão de equipa do Benfica, com a saída de Arnaldo Pereira a meio da temporada, Gonçalo Alves faz um balanço do ano dos encarnados e aborda ainda as polémicas em que o seu nome esteve envolvido nesta final do playoff com o Sporting.

A que é que sabe este título?
GA: Foi um título muito sofrido. Foi o nono campeonato nacional e não é por ser o último, mas pela época que tivemos, pela pressão que houve, por coisas extra que aconteceram nesta final principalmente, que não é um hábito no futsal, acabou por ser o título mais sofrido e mais saboroso que já conquistei. Estou muito feliz. Merecemos. Tivemos uma fase regular sem qualquer derrota. Sabemos que com este sistema de playoff não é premiado quem é mais regular, mas quem se apresenta melhor nesta altura. Fomos felizes também, a sorte esteve do nosso lado. Se o Sporting tivesse ganho não era totalmente injusto. Mas pelo que fizemos na fase regular merecemos.

Como foi capitanear esta equipa?
GA: Foi um ano difícil como já tinha dito. Começámos com o Arnaldo como capitão e apanhei a equipa a meio. Já tinha muitas responsabilidades nesta equipa, mas foi um prazer. É uma equipa recheada de grandes jogadores individualmente. Por vezes torna-se mais complicado gerir tudo isto porque todos querem jogar, mas conseguimos levar isto a bom porto felizmente.

O Gonçalo foi um dos jogadores visados nas polémicas que ocorreram nesta final do playoff. Como é que ultrapassou tudo isso atendendo à pressão que marcam estes jogos ?
GA: Eu felizmente sou uma pessoa que se entrega à família e aos amigos. Tenho muita confiança em mim. Tudo o que seja adverso, só me dá mais força. Deu-me muita força tudo o que foi dito. Em algumas situações de jogo estava desgastado e fazia uso dessas memórias, dos insultos de que fui alvo. Lidei bem com isso. Não quero alimentar mais polémicas. Se o Sporting tivesse ganho, eles estavam a rir-se porque achavam que tinha dado certo a estratégia que eles haviam utilizado. Agora é o Benfica que se está a rir, pois a estratégia extra-futsal do Sporting não deu certo. É o caminho errado. São jogos muito competitivos em que não há santos. Nunca vi nenhum santo no futsal.

Como é que viu todo o ambiente que se viveu no Pavilhão da Luz neste jogo decisivo do playoff?
GA: Não tenho palavras para este público. A prioridade deles é incentivar a equipa, e não ir na base do insulto, o que para nós é muito bom. Se tiverem a insultar um jogador do Sporting, isso não é sinónimo de apoio. É nas alturas em que estamos mais cansados que os adeptos aparecem. Lembro-me que quando sofremos o primeiro golo neste jogo, a nossa claque estava a cantar e assim continuou. Isso mostra o espírito da massa associativa do Benfica. Dedicamos o título a todos eles, não só os que tiveram no Pavilhão mas aqueles que viram o jogo de fora.

Após a derrota em Loures no terceiro jogo, a equipa do Benfica reuniu-se no hotel para jantar e Paulo Fernandes trouxe um papel com as palavras “SEM MEDO”, papel esse que foi assinado por todos os jogadores. Que importância teve esse gesto num momento adverso da equipa?
GA: Esta época estava a ser muito positiva. Já tínhamos ganho a Supertaça e a Taça de Portugal, mas queríamos muito ganhar este título. Admito que o facto de estarmos dois anos sem ganhar o título estava a pesar psicologicamente na nossa equipa. Havia jogadores que não estavam a conseguir mostrar o que realmente valem. O que o treinador quis dizer com aquele gesto é que tínhamos de jogar sem medo, não podíamos recear errar. Quem joga só para o lado não ganha. Este domingo no Pavilhão da Luz fizemos um belíssimo jogo e soubemos sofrer. A verdade é que os campeões fazem-se de sofrimento. 

In Sapo Desporto

Campeões Nacionais de Futsal


Nas modalidades esta época tivemos um dos melhores resultados dos nultimos anos, ficando o Voleibol com amargo de boca.


Um obrigado a todos os(as)  atlelas das nossas modalidades.

junho 18, 2012

Jornal " O Benfica " Edição Nº 3555


Destaques

Principais títulos

- Duo dinâmico - Pedro Valido com João Nunes: "Todos os jogadores do Benfica gostam de ganhar" (pág 08) e (pág 09)

 Títulos  

2 Síntese + Família benfiquista está a aumentar
3 Atletismo: "Somos a força do Atletismo em Portugal" + Opinião Arons de Carvalho
4/5 Atletismo: "Equipa masculina conquista 24º título nacional"
6 Atletismo Feminino: "Vice-campeã Nacional"
7 Futebol: "Derlis Gonzalez renova até 2018" + Opinião Afonso Melo
8/9 Duo Dinâmino - Pedro Valido com João Nunes: "Todos os jogadores do Benfica gostam de ganhar" + Opinião João Diogo
10 Juvenis B: "Aprendizagem em Espanha" + Geração Benfica: "Pequenos mostram raça benfiquista"
11 Juniores: "André Gomes renova até 2018"
13 Fundação Benfica: "Angariação de fundos para a nova sede da Fundação" + Opinião Jorge Miranda
15 Opinião Pragal Colaço: "Cinismo e poder"
16/17 Atletismo: "Campeões Nacionais 2011/12"
18 Benfica Pool: "Sara Rocha é Campeã Mundial" + Ténis de Mesa: "Três pódios nos sub-21" + Pesca: "Rui Gomes representa Benfica" + Saudade: "Encontro de velhas glórias na Luz"
19 Basquetebol: "Sub 16 são campeões!" + Opinião João Malheiro
21 Futsal: "Mostrar o verdadeiro Benfica"
22 Voleibol: Miguel Rodrigues é o atleta do futuro" + Benfica Multimedia
23 Judo: "Telma Monteiro condecorada pelo presidente da República"
25 Hóquei em Patins: "Sejam campeões!"
26/27   Andebol - Entrevista Jorge Rito: "Aconteceu muita coisa que me é difícil explicar porquê"
28/29   Balanço do Andebol: "Para a próxima época queremos os títulos"
30 Tome nota e Programação Benfica TV
31 Opinião Luís Fialho: "Emoções fortes"
32 Ginástica: "XXX Gimnáguia na Luz" + Opinião João Paulo Guerra + Breves

  

junho 11, 2012

Jogo Limpo _ António Pedro Vanconcelos


Abuso e excesso de confiança

1 A nomeação de Tiago Craveiro, conhecido no meio como o “cachecol do Porto”, para assessor de Fernando Gomes na FPF (um mero tirocínio para chegar a secretário-geral) é uma provocação, não apenas ao Benfica, mas a todos os clubes que se batem pela verdade desportiva. No ano passado, depois de, na época anterior, o Benfica ter sido descaradamente prejudicado pelas arbitragens, Vieira decidiu, num gesto de pacificação, não comentar as arbitragens, e esse silêncio foi aproveitado para branquear um campeonato viciado. O Benfica não pode deixar que a boa fé do seu presidente seja usada contra os interesses do clube. É altura de concluir que o benefício da dúvida dado a FG acabou.

2 Em Itália, a Justiça desportiva voltou a atuar. Num país que foi, e ainda é, o berço da Máfia, não admira que a corrupção campeie em todas as áreas, e por maioria de razão no futebol, que envolve muito dinheiro. O problema em Portugal não é da corrupção (que existe onde houver homens, e estiverem em jogo dinheiro e poder), mas da impunidade da corrupção. Em Itália, a Justiça desportiva funciona.

3 Portugal tem 4 dos melhores treinadores do Mundo: Mourinho, Fernando Santos, Jorge Jesus e José Peseiro. Os dois primeiros já passaram pelo Benfica, mas foram dispensados. JJ, felizmente, mantém-se. JP, sete anos depois de ter saído do Sporting (onde esteve à beira de ganhar tudo), acaba de ser contratado para substituir Leonardo Jardim no SC Braga – uma forma de ver finalmente reconhecido o seu valor em Portugal.

4 ”A equipa das quinas” mais parece “a equipa da esquina”. Depois de Scolari e Queiroz, a FPF continua a não acertar com o treinador. Os portugueses bem precisavam de uma injeção de autoestima, mas a seleção de Bento não convence ninguém e o comportamento da equipa não ajuda. Resta-nos a Grécia, um povo com quem devemos ser solidários (mesmo se nos roubou o Euro, em 2004). Se falharmos, por excesso de confiança e escassez de talento, vou torcer pelos gregos, que são comandados por um grande senhor do futebol: Fernando Santos. Se não nos sair a taluda, que nos saia a terminação.

In Record

junho 10, 2012

Jornal " O Benfica " Edição Nº 3553


Destaques

Principais títulos

- Atletismo - Ana Oliveira faz antevisão aos Campeonatos Nacionais (pág 22)

 Títulos  


2/3 Síntese + Mantorras Novo embaixador do Clube: "O Sport Lisboa e Benfica vai ser sempre a minha casa"
4/5 Mantorras: "Ele é, e sempre será, a Alegria do Povo" + Opinião Arons de Carvalho
6/7 entrevista Hugo Vieira: "Os adeptos do Benfica são de outro mundo"
9 Selecção Nacional: "Os nossos representantes"
10 Selecção Nacional: "Venha o grupo da morte"
11 Selecção Nacional: "Momentos para recordar" + Opinião Pedro Ferreira
12 Selecção Nacional: "Peça de Xadrez no tabuleiro das Nações..."
13 Fundação Benfica: "Mostrar o universo Benfica" + Opinião Jorge Miranda
15 Opinião Pragal Colaço: "A treta"
16/17    Benfica Olímpico: "Uma competição, duas modalidades, três sonhos"
18 Juniores: "Manhã especial com jovens da Geração Benfica"
19 Juvenis A: "Prestígio além fronteiras" + Iniciados e Benjamins: "Formação conquista Torneios"
20 Basquetebol: "sub 18 são bi-campeões" + Andebol: "Infantis na fase final" + Voleibol: "Cadetes Campeões Regionais"
21 Hóquei em Patins"Estamos todos convocados" + Opinião Afonso Melo
22 Atletismo: Ana Oliveira faz antevisão aos Campeonatos Nacionais
23 Futsal: "Rumo ao sonho" + Ténis de Mesa: "Dinis Cunha vence Torneio de Lisboa"
25 Ginástica: "100 anos... 100 acções" + Benfica Multimédia + Desportos de Combate: "4 vitórias na Luz"
26/27   Voleibol - Entrevista José Jardim: "Foi um momento muito difícil da minha vida"
28/29   Balanço do Voleibol: "Equipa com uma época quase perfeita..."
30 Tome nota e Programação Benfica TV
31 Opinião Luís Fialho: "Provocações"
32 Clube: "Mário Wilson marcou-me profundamente" + Convocatória Assembleia Geral + Opinião João Paulo Guerra + Breves



junho 09, 2012

Jogo Limpo _ António Pedro Vanconcelos


Abuso e excesso de confiança


1 A nomeação de Tiago Craveiro, conhecido no meio como o “cachecol do Porto”, para assessor de Fernando Gomes na FPF (um mero tirocínio para chegar a secretário-geral) é uma provocação, não apenas ao Benfica, mas a todos os clubes que se batem pela verdade desportiva. No ano passado, depois de, na época anterior, o Benfica ter sido descaradamente prejudicado pelas arbitragens, Vieira decidiu, num gesto de pacificação, não comentar as arbitragens, e esse silêncio foi aproveitado para branquear um campeonato viciado. O Benfica não pode deixar que a boa fé do seu presidente seja usada contra os interesses do clube. É altura de concluir que o benefício da dúvida dado a FG acabou.

2 Em Itália, a Justiça desportiva voltou a atuar. Num país que foi, e ainda é, o berço da Máfia, não admira que a corrupção campeie em todas as áreas, e por maioria de razão no futebol, que envolve muito dinheiro. O problema em Portugal não é da corrupção (que existe onde houver homens, e estiverem em jogo dinheiro e poder), mas da impunidade da corrupção. Em Itália, a Justiça desportiva funciona.

3 Portugal tem 4 dos melhores treinadores do Mundo: Mourinho, Fernando Santos, Jorge Jesus e José Peseiro. Os dois primeiros já passaram pelo Benfica, mas foram dispensados. JJ, felizmente, mantém-se. JP, sete anos depois de ter saído do Sporting (onde esteve à beira de ganhar tudo), acaba de ser contratado para substituir Leonardo Jardim no SC Braga – uma forma de ver finalmente reconhecido o seu valor em Portugal.

4 ”A equipa das quinas” mais parece “a equipa da esquina”. Depois de Scolari e Queiroz, a FPF continua a não acertar com o treinador. Os portugueses bem precisavam de uma injeção de autoestima, mas a seleção de Bento não convence ninguém e o comportamento da equipa não ajuda. Resta-nos a Grécia, um povo com quem devemos ser solidários (mesmo se nos roubou o Euro, em 2004). Se falharmos, por excesso de confiança e escassez de talento, vou torcer pelos gregos, que são comandados por um grande senhor do futebol: Fernando Santos. Se não nos sair a taluda, que nos saia a terminação.

In Record

junho 07, 2012

Jornal " O Benfica " Edição Nº 3552


Destaques

Principais títulos

- Balanço Basquetebol: "A união fez a força para o título" (pág 15)


 Títulos  


2 Síntese + Clube: "Plantel de luxo na Catedral" + Rodrigo: "O Benfica foi a melhor decisão que tomei"
3 Balanço Futebol: "2011/12 em análise" + Opinião Arons de Carvalho
4/5 Balanço Liga dos Campeões: "Sair de cabeça bem erguida" + "Regresso aos oito melhores" + Opinião Pedro Ferreira
6 Balanço Taça da Liga: "Águia voou mais alto"
7 Balanço Taça de Portugal: "Barrados nos Barreiros" + Opinião João Diogo
8/9 entrevista Ola John: "O Benfica é um passo em frente e acertado"
11 Presidente: "Foi a vitória da verdade" + Opinião Afonso Melo
12/13 Basquetebol - Entrevista Carlos Lisboa: "Queremos ganhar sempre todas as provas"
15 Basquetebol: "A união fez a força para o título"
16/17   Poster Basquetebol: "Campeões Nacionais 2011/12"
18 Basquetebol Balanço: "Os números de uma época longa" + "Sub 20 são Campeões Nacionais"
19 Opinião Pragal Colaço: "Suite seiscentos e cinco"
20 Juvenis B: "B de Bicampeões" + Juniores: "Boa prestação na Alemanha"
21 Iniciados: "Deixam uma boa imagem" + Infantis e Benjamins: "Campeões Distritais"
23 Hóquei em Patins: "Continuar no Pico"
24 Ginástica: "Perfume gimníco em Silves e Loures" + Râguebi
25 Futsal: "Voar rumo à Final" + Casas do Benfica + Bilhar
26/27 Atletismo: "Benfica entre as oito melhores equipas europeias" + Triatlo + Andebol
28/29  Benfica Olímpico - Marco Fortes e Marcos Chuva: "Momentos marcantes de dois grandes campeões"
30 Tome nota e Programação Benfica TV
31 Opinião Luís Fialho: "Mais do que um título"
32 fundação Benfica reune com Ligas Europeias de Futebol + Opinião João Paulo Guerra + Breves

junho 01, 2012

Jogo Limpo _ António Pedro Vanconcelos


Vale tudo!

No espaço de poucos dias, Pinto da Costa referiu-se ao Benfica, sem o nomear (o simples facto de o nomear parece que lhe queima a língua) como sendo “o clube do tempo do fascismo”, e chamou “burros” aos benfiquistas, sem nunca os nomear (a sigla do clube só é usada quando os adeptos e jogadores precisam de se animar com uns cânticos onde chamam nomes às mães dos adeptos do clube dos mouros), a propósito da nomeação de Pedro Proença para apitar a final da Champions. O país não se indignou. A imprensa desportiva assobiou para o lado. O estatuto de impunidade dá o direito a PC de insultar quem quer, de caluniar quem lhe apetece e de incitar ao ódio e à violência sem que ninguém o incomode.

Uns dias depois, no Dragão Caixa, o Benfica sagrou-se campeão de basquetebol, vencendo com dificuldade mas com mérito um adversário de grande qualidade, o que deu mais brilho à vitória. No final de um jogo em que o árbitro não interferiu no resultado, os treinadores cumprimentaram-se, como mandam as regras do fair play.

Mas, quando o jogo acabou, a culminar um clima de insultos e intimidação, os ânimos dos adeptos do FCP exaltaram-se. Agrediram os jogadores, levando a que a polícia não conseguisse garantir a ordem e a segurança e que a Taça fosse entregue ao vencedor nos balneários. Ao que se diz, Carlos Lisboa, treinador do Benfica, não terá resistido a responder às provocações e aos insultos com um gesto menos elegante. Tanto bastou para que o chefe do FCP entrasse no ringue e virasse o ónus da violência para o clube vencedor (como fizera com os famosos túneis da Luz), e vituperasse o comportamento da polícia que tentou, em vão, meter os adeptos do FCP na ordem.

No dia seguinte, Luís Filipe Vieira decidiu finalmente responder ao chefe do FCP num discurso duro, pondo em relevo factos que são conhecidos da opinião pública. O que fizeram a maioria dos comentadores (incluindo alguns que se dizem benfiquistas!)? Meteram tudo no mesmo saco: os insultos de PC e o discurso de LFV, o gesto de CL e a violência dos adeptos do FCP. O medo impera. E o servilismo também.

In Record
Photobucket