dezembro 31, 2014

Feliz Ano Novo



O Blog Catedral Encarnada deseja um Feliz Ano de 2015 

Águias vistas como o clube que melhor negoceia no Mundo


VENDAS NOS ÚLTIMOS ANOS EM GRANDE DESTAQUE

A recente venda de Enzo Pérez para o Valencia por 25 milhões voltou a deixar evidente a capacidade negocial do Benfica, cujo desempenho nesta área foi destacado na América do Sul, mais concretamente no site "Pasion Libertadores".

Aqui, é feita referência ao facto de nos últimos sete anos os encarnados terem protagonizado as suas nove vendas mais elevadas [n.d.r.: nove transferências mais caras tiveram todas lugar desde 2010 e não 2007], sendo ainda recordado que a SAD do Benfica tem comprado relativamente barato e vendido sempre acima dos 25 milhões nestes casos em particular.

In Record

dezembro 27, 2014

Dulce Félix vence 7.ª São Silvestre de Lisboa



Dulce Félix vence 7.ª edição da Corrida de São Silvestre de Lisboa

A atleta do Sport Lisboa e Benfica, Dulce Félix, venceu este final de tarde de sábado a 7.ª edição da São Silvestre de Lisboa, ganhando assim a prova pela segunda vez consecutiva, a quarta no total das edições realizadas.

Desta forma, as mulheres tornaram a levar a melhor sobre os homens, na chamada Guerra dos Sexos da São Silvestre de Lisboa, e ampliaram a vantagem para 4-2 em vitórias, numa prova que colocou cerca de 10 mil pessoas a correr na Cidade das Sete Colinas.

Dulce Félix cedo se colocou na frente da corrida, não deu hipótese à concorrência, quer feminina, quer masculina, e foi a primeira a cortar a meta em plena Avenida da Liberdade, bem no coração da capital lisboeta, com um tempo de 32,17 minutos.

"É um orgulho, acabo 2014 em grande, depois de um ano com alguns maus momentos. Esta vitória deixa-me muito feliz, é a quarta na prova, e abre bons prenúncios para 2015", disse Dulce Félix, minutos depois de cortar a meta, à BTV.

No sector masculino, Ricardo Ribas obteve o 3.º lugar na classificação, percorrendo a distância em 30,33 minutos, depois de em 2013 ter alcançado o 2.º posto.

Em declarações no final da Corrida, Ricardo Ribas explicou que vinha "de uma maratona que não correu muito bem" e que esta São Silvestre "serviu essencialmente para preparação para o que aí vem, com a época do Atletismo a começar em força". Óbvio que, "ficar no pódio e vestir a camisola do Benfica", é sempre um orgulho e uma motivação.

O triatleta do SL Benfica, João Pereira, ontem considerado pela ITU como a Maior Revelação de 2014 da Modalidade, também correu esta tarde na capital, tendo obtido o 4.º lugar da classificação.

“Estou no início de época e vim, acima de tudo, para entrar no espirito da São Silvestre, e fazer um treino mais competitivo, aferindo a minha forma e a dos outros atletas. Estou satisfeito, mas há muito trabalho pela frente”, afirmou à BTV.

Também este sábado teve lugar a 32.ª edição da corrida de São Silvestre de Avis, no Distrito de Portalegre, com o atleta do SL Benfica, Miguel Marques, a cortar a meta no 3.º lugar, depois de percorrer os 6.600 metros do percurso com um tempo de 19.46.

SA
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

dezembro 18, 2014

BTV : Operadoras Bell e Rogers



BTV : Operadoras Bell e Rogers distribuem canal no Canadá
As duas maiores do país

Para além da Bell, que já esta a operar a BTV no Canadá há cerca de três semanas, o canal oficial do Sport Lisboa e Benfica foi lançado, esta terça-feira, na Rogers.

A Bell e a Rogers são as duas maiores distribuidoras de televisão no Canadá, correspondendo assim a uma maior expressão BTV neste país da América do Norte.

Voleibol : Benfica – Partizan, 3-1


Benfica – Partizan, 3-1: Voleibol nos “oitavos” da Challenge Cup

A equipa de Voleibol do Sport Lisboa e Benfica garantiu, na noite desta quarta-feira, a presença nos oitavos-de-final da Challenge Cup após vencer o Partizan por 3-1.

Com a derrota por 1-3 em casa, o Partizan entrou desinibido e ganhou certa vantagem desde o início do 1.º “set” que manteve até final, fruto de um serviço muito agressivo, boas acções de bloco e um oposto, Milija Mrdak, extremamente eficaz. 5-8 e 8-16 nos dois tempos técnicos permitiram aos sérvios fechar com o resultado de 17-25.

No 2.º “set”, o Partizan não esteve tão eficaz no serviço, mas manteve a toada no bloco e no ataque. O destaque terá mesmo de ser assacado à equipa do Benfica que melhorou drasticamente nas várias variantes do jogo, nomeadamente nas eficácias do remate e serviço. Sempre na frente no marcador – 8-7 e 16-14 – a turma da casa fechou o parcial por 25-19.

O 3.º parcial confirmou a presença nos “oitavos”, pois o Benfica venceu-o por 25-14 e a conjugação do resultado das duas mãos já não permitia à turma sérvia seguir em frente. Este parcial foi mesmo o mais desequilibrado, com as “águias” a irem para os tempos técnicos na frente por 8-5 e 16-9.

Na frente do marcador por 2-1 e com a presença na próxima fase da prova garantida, o Benfica fechou o encontro no 4.º “set” por 25-18, após ter estado sempre na frente do “placard” (8-6 e 16-12).

Realçar o constante e insuperável apoio dos muitos Benfiquistas que marcaram presença nas bancadas do Pavilhão n.º 2.

MR
Fotos: Gualter Fatia / SL Benfica

dezembro 17, 2014

Hóquei Patins : FC Porto – Benfica, 3-7


FC Porto – Benfica, 3-7: Hóquei é líder após golear no Dragão Caixa

A equipa de Hóquei em Patins do Sport Lisboa e Benfica venceu, no Dragão Caixa, o FC Porto por 3-7, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato Nacional. Carlos Nicolia esteve em destaque ao fazer um “poker”.

Os primeiros minutos foram muito disputados por ambas as equipas, com o jogo a ser desenvolvido com muita rapidez e com os guarda-redes a superiorizarem-se às defesas, nomeadamente Nélson Filipe que evitou, com um punhado de defesas, o primeiro do Benfica.

O guardião portista acabou por ser batido por Carlos Nicolia após um excelente trabalho individual do argentino. Poucos minutos depois foi Diogo Rafael a fazer o 0-2, com a formação da casa a reduzir através da “stickada” de Vítor Hugo.

Pedro Nunes sentiu que o Benfica estava a permitir o domínio do FC Porto, pediu um desconto de tempo que resultou em pleno, pois, no regresso, Carlos Nicolia fez o 1-3 com que se chegou ao intervalo.

No reatamento continuou a só haver Benfica em rinque. Carlos Lopez fez o 1-4 e Carlos Nicolia, de grande penalidade, fez o 1-5. O jogo entrou depois numa toada algo incaracterística, com a equipa de arbitragem a ter de actuar por diversas vezes. Minutos depois Hélder Nunes, num livre directo, reduziu para 2-5.

Com este golo, o adversário cresceu, teve várias oportunidades com Trabal a ser enorme na baliza. Porém, um remate de Rafa bateu em Valter Neves e traiu o guardião espanhol para o 3-5. O Benfica respondeu da melhor forma. Excelente trabalho colectivo da equipa da Luz com a bola a passar por vários jogadores e Diogo Rafael a receber de João Rodrigues e a bater Edo Bosch, fixando o marcador em 3-6. A um minuto do fim, num livre directo com uma execução mágica, Carlos Nicolia fez o 3-7.

O Hóquei em Patins do Benfica passa a somar 31 pontos e é líder da classificação.

MR

dezembro 15, 2014

FC Porto – SL Benfica, 0-2


FC Porto – SL Benfica, 0-2: Sabor a…três pontos!
13.ª jornada da I Liga

O SL Benfica venceu, esta noite, o clássico, por 0-2, reforçando a liderança isolada da Primeira Liga. Dois golos de Lima deram mais três pontos aos “encarnados” que passam a somar 34, rumo ao objectivo: a revalidação do título.

Lotação esgotada no estádio do Dragão, com perto de 50 mil espectadores a assistir ao jogo grande e ao encontro de todas as emoções da 13.ª jornada do Campeonato Nacional.

45 minutos de alta voltagem. Foi assim o primeiro tempo do clássico, com um FC Porto agressivo a protagonizar o primeiro momento de perigo da partida, aos 7’, com a bola a sair ao lado da baliza do brasileiro Júlio César.

O SL Benfica respondeu e, aos 14’, Nico Gaitán atirou de fora da área para o lado das redes de Fabiano. Aos 31’ grande defesa de Júlio César, que negou o 1-0 a Jackson.

A resposta do Benfica, aos 35’, fez levantar as bancadas. Maxi Pereira fez um lançamento longo para a área e Lima abriu o marcador. Estava feito o primeiro da noite e o quarto do brasileiro nesta edição do Campeonato. Jorge Sousa apitava para o intervalo com os “encarnados” a vencerem por 0-1.

Dez minutos decorridos do segundo tempo e mais uma explosão no Dragão, onde só se ouvia Benfica. Talisca rematou à baliza de Fabiano que defendeu para a frente e, na recarga, Lima voltou a facturar.

Aos 77’, oportunidade para os “azuis e brancos”. Jackson rematou de cabeça à barra, e depois de um ressalto, o colombiano meteu a bola na baliza, mas o árbitro já tinha assinalado mão. Decisão acertada de Jorge Sousa.

Nos últimos minutos de jogo, um Benfica a manter a posse de bola o máximo de tempo possível e a gerir o resultado até ao final do encontro. Apito final dado por Jorge Sousa e três pontos conquistados rumo ao principal objectivo da temporada: a revalidação do título nacional.

Na próxima jornada, o SL Benfica recebe o Gil Vicente num encontro marcado para o dia 21 de Dezembro. Antes disso, no dia 18, há Taça de Portugal. O conjunto “encarnado” recebe, na Catedral, o SC Braga, nos oitavos-de-final, às 20h00.

Jorge Jesus fez alinhar o seguinte onze inicial: Júlio César; Maxi Pereira, Jardel, Luisão (75’ César), André Almeida; Samaris, Enzo Perez, Gaitán, Salvio; Talisca (80’ Ola John) e Lima.

FG
Fotos: ASF

Museu Cosme Damião - Melhor Museu Português 2014,


Decorreu, esta sexta-feira, no auditório do Museu da Farmácia na Associação Nacional de Farmácias, a cerimónia dos Prémios APOM (Associação Portuguesa de Museologia).

Nomeado para o prémio de Melhor Museu Português no ano de 2014, o Museu Benfica – Cosme Damião foi o grande vencedor. A concurso estiveram ainda o Museu de Imprensa da Medeira e o Museu do Vinho e da Vinha, em Bucelas.

Aberto a 29 de Julho de 2013, a obra é um ícone cultural e histórico do Sport Lisboa e Benfica, da cidade de Lisboa, de Portugal e do Mundo. Em cerca de 4.000 m2, os visitantes podem apreciar mais de 900 peças do vasto espólio das várias modalidades do Clube.

Recordar que a 17 de Dezembro de 2013 venceu a Novidade do Ano, dos Prémios entregues pela revista “Time Out”.

MR
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Photobucket