junho 09, 2012

Jogo Limpo _ António Pedro Vanconcelos


Abuso e excesso de confiança


1 A nomeação de Tiago Craveiro, conhecido no meio como o “cachecol do Porto”, para assessor de Fernando Gomes na FPF (um mero tirocínio para chegar a secretário-geral) é uma provocação, não apenas ao Benfica, mas a todos os clubes que se batem pela verdade desportiva. No ano passado, depois de, na época anterior, o Benfica ter sido descaradamente prejudicado pelas arbitragens, Vieira decidiu, num gesto de pacificação, não comentar as arbitragens, e esse silêncio foi aproveitado para branquear um campeonato viciado. O Benfica não pode deixar que a boa fé do seu presidente seja usada contra os interesses do clube. É altura de concluir que o benefício da dúvida dado a FG acabou.

2 Em Itália, a Justiça desportiva voltou a atuar. Num país que foi, e ainda é, o berço da Máfia, não admira que a corrupção campeie em todas as áreas, e por maioria de razão no futebol, que envolve muito dinheiro. O problema em Portugal não é da corrupção (que existe onde houver homens, e estiverem em jogo dinheiro e poder), mas da impunidade da corrupção. Em Itália, a Justiça desportiva funciona.

3 Portugal tem 4 dos melhores treinadores do Mundo: Mourinho, Fernando Santos, Jorge Jesus e José Peseiro. Os dois primeiros já passaram pelo Benfica, mas foram dispensados. JJ, felizmente, mantém-se. JP, sete anos depois de ter saído do Sporting (onde esteve à beira de ganhar tudo), acaba de ser contratado para substituir Leonardo Jardim no SC Braga – uma forma de ver finalmente reconhecido o seu valor em Portugal.

4 ”A equipa das quinas” mais parece “a equipa da esquina”. Depois de Scolari e Queiroz, a FPF continua a não acertar com o treinador. Os portugueses bem precisavam de uma injeção de autoestima, mas a seleção de Bento não convence ninguém e o comportamento da equipa não ajuda. Resta-nos a Grécia, um povo com quem devemos ser solidários (mesmo se nos roubou o Euro, em 2004). Se falharmos, por excesso de confiança e escassez de talento, vou torcer pelos gregos, que são comandados por um grande senhor do futebol: Fernando Santos. Se não nos sair a taluda, que nos saia a terminação.

In Record

Sem comentários:

Photobucket