janeiro 05, 2016

Eusébio - Dois anos depois do “adeus”…

Eusébio faleceu a 5 de janeiro de 2014

Dois anos depois do “adeus” a Eusébio da Silva Ferreira, o SL Benfica não esquece aquele que foi um dos maiores símbolos do futebol de todos os tempos. Para assinalar a efeméride, o Clube preparou duas homenagens.

Ao início da tarde desta terça-feira foi depositada, no túmulo do antigo jogador das “águias”, no Panteão Nacional, uma coroa de flores onde se podia ler “Eusébio para sempre”. Uma homenagem do SL Benfica onde marcaram presença vários membros da direção que acompanharam a família do Pantera Negra.



A segunda fase da homenagem teve lugar na Igreja do Seminário da Luz, onde o padre Delmar Barreiros rezou uma missa perante familiares, amigos e ex-colegas de Eusébio.


Foi há dois anos – a 5 de janeiro de 2014 - que desapareceu o King, o Rei do futebol português, a poucos dias de fazer 72 anos, deixando um legado de títulos. Uma morte que parou o país, que chorou a perda daquela que é considerada por muitos a maior figura do futebol português do século XX.

A estátua de Eusébio da Silva Ferreira, em frente ao Estádio da Luz, foi local de peregrinação e cobriu-se de flores, cachecóis e outras homenagens e o seu funeral foi um dos que teve maior afluência em Portugal. Desde esse dia multiplicaram-se as homenagens ao antigo avançado. Em 2015, o primeiro aniversário da morte do Pantera Negra coincidiu com a inauguração da Avenida Eusébio da Silva Ferreira.

A 3 de julho de 2015, o corpo de Eusébio foi trasladado para o Panteão Nacional, onde figuram alguns dos nomes que ajudaram a construir a história de Portugal em todas as áreas.

“Teve sempre as mais justas homenagens nestes últimos dois anos e a maior de todas foi ter ido para o Panteão Nacional. Temos contado sempre com o apoio do Benfica e do presidente, que está sempre preocupado e em contacto. O Benfica também é a nossa casa”, disse à BTV a filha do Pantera Negra, Sandra Ferreira.

No dia 5 de janeiro de 2014, Eusébio disse "adeus" ao mundo, mas a sua história ficará para a eternidade...

FG
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Sem comentários:

Photobucket