janeiro 31, 2010

Liga Sagres SLBenfica_Guimarães

In ABola



Benfica derrota V. Guimarães (3-1)
O Benfica recebeu o V. Guimarães e venceu por 3-1, em jogo da 17.ª jornada da Liga, que também representou o quarto encontro entre ambas equipas esta época. A águia continua no topo da Liga em igualdade pontual com o Sp. Braga.

A turma da Luz começou ambas as partes mais forte a nível ofensivo e o resultado foi igual, pois conseguiu sempre colocar-se em vantagem.

No primeiro tempo Aimar abriu o marcador, aos 17 minutos, mas os vitorianos conseguiram estancar os lances ofensivos dos «encarnados» e Nuno Assis fez a igualdade aos 32.

janeiro 29, 2010

Crónica Semanal da Leonor Pinhão

In ABola

O jogo contra a pobreza moral

Não, não é verdade que o Apito Dourado tenha resultado em nada, como vem sendo defendido por muita gente, uns sentindo grande alívio por não haver condenações em tribunal, outros, mais ingenuamente, por se espantarem com esse mesmo facto.
O Apito Dourado resultou num grande desvendar público de uma realidade peculiar e, só isso, é um factor de progresso porque uma sociedade informada reúne meios de análise que a tornam mais apta a pensar e a agir e, por essa mesma razão, está uns bons passos à frente de uma sociedade ignorante que, por deficiência de saber, acalenta no seu seio a perpetuação dos sistemas vigentes, por mais lamentáveis e contrários aos interesses comuns que sejam.

Voltando ao futebol, como experiência sociológica, é curioso observar como muitos a quem a ideia de perpetuação do sistema agrada profundamente, porque se sentem confortáveis todos os dias e campeões todos os anos, fazem questão de afirmar com grande firmeza que nunca tomaram conhecimento das particularidades do processo Apito Dourado, que nunca leram as transcrições das escutas na imprensa e que, mais recentemente, se recusam a ouvir a respectiva banda sonora disponível on-line, facto que consideram um escândalo.

Note-se que não consideram escandaloso o conteúdo das escutas. Consideram escandaloso a sua disponibilização áudio que as torna acessíveis ao país inteiro e até às crianças em idade escolar através dos computadorzinhos Magalhães.

janeiro 26, 2010

SLbenfica All Star - Amigos do Ronaldo e Zidane


                 PARABÉNS ao nosso Rei EUSÉBIO.

In ABola
25/1/2010



Benfica All Star-Amigos de Zidane, 3-3 (com fotos)


Chuva de estrelas no Estádio da Luz, com 51 312 espectadores a verem o Jogo Contra a Pobreza, cujos lucros serão canalizados para a ajuda humanitária ao Haiti.

Grande noite na Luz, comm um misto de saudade e solidariedade e um incrível concentração de estrelas de todas as idades.

O resultado foi o menos importante, mas acabou 3-3, com dois golos de Nuno Gomes e Éder Luís para o Benfica, Kaká, Robert Pires e Bhutia para os Amigos de Zidane.

19:42 - Simão Sabrosa também está na Luz, embora não esteja equipado veio a Lisboa dar o seu apoio. Humberto Coelho é o capitão do Benfica, Zidane, lidera a outra equipa.

20.02 - Cumpre-se um minuto de silêncio em memória das vítimas do Haiti no dia 12 de Janeiro. As bancadas estão compostas, o jogo começa com alguns minutos de atraso, com Eusébio, que hoje cumpre 68 anos, a dar o pontapé de saída. Referência, também, a mais um aniversário sobre a morte de Miki Fehér.

janeiro 25, 2010

Crónica Semanal do Ricardo Araújo Pereira

In ABola

Subtilezas do futebol português

Há anti jogo bom e anti jogo mau. Pela segunda jornada consecutiva, um adversário do Porto é expulso por mão na bola sem ter tocado com a mão na bola. Julgo que se trata de uma estratégia para prejudicar o Porto. O tempo que se perde a assinalar uma falta que não existe, a expulsar um jogador que não merece ser expulso e a esperar que ele saia de campo enquanto tenta fazer ver a toda a gente que o que acaba de acontecer é uma vergonha, são minutos preciosos que o Porto não pode aplicar a marcar golos com a mão. É certo que, na primeira parte, o Porto marcou um golo que foi mal invalidado. Falcão, que ironicamente dessa vez até optou por marcar com o pé, estava em jogo. Mas, ainda assim, não tão em jogo como estava o jogador do Paços no último minuto do Paços de Ferreira-Porto da primeira jornada, quando se isolou à frente do guarda-redes.Há ilegalidades boas e ilegalidades más. As escutas, as nunca desmentidas escutas, foram agora colocadas no YouTube — facto que, como é evidente, vai levantar muitas e importantes questões. A quem interessa que tenham aparecido? Que leis viola a sua publicação? Quem as publicou? Porquê agora? Porquê no YouTube? Porquê cerca das dez da noite? Porquê com legendas brancas sobre fundo negro? Enfim, vai discutir-se tudo sobre as escutas. Tudo menos o que lá é dito, bem entendido. Há sempre quem tenha a caridade de nos explicar que isso é um pormenor que não interessa nada. Pela minha parte, tenho a certeza de que se trata de mais uma urdidura centralista e critico sobretudo o YouTube: um sítio que proíbe a divulgação de pornografia mas não coloca objecções à difusão de obscenidade moral não merece respeito. 

janeiro 22, 2010

Aqui á Gato _ Miguel Góis

In Record

O líder (aqui há gato)

Desde que Pinto da Costa fez aquele discurso inflamado em que dizia que o FC Porto ia continuar "a jogar e a vencer contra tudo e contra todos", a sua equipa jogou três partidas: empatou 0-0 com a Académica, 1-1 com o Paços de Ferreira, e 2-2 com o Belenenses. Não se compreende. Eu, se fosse oriundo de Buenos Aires, como acontece com 75% do plantel do FC Porto, ficaria muito acicatado e passaria a correr o dobro, se ouvisse um aceso discurso contra o centralismo de Lisboa. Ou até mesmo se fosse de Almada, como é o caso do Varela. Ainda assim, compreende-se a opção retórica do presidente do FC Porto. Dizer que o seu clube ia "jogar e empatar contra tudo e contra todos" não teria, muito provavelmente, o mesmo impacto.

Em contrapartida, já não podemos dizer que o discurso de Pinto da Costa não tenha surtido efeito junto da arbitragem. Veja-se, a título de exemplo, a quantidade absurda de penáltis de que o FC Porto beneficiou ontem, no Restelo. Ou, em alternativa, atente-se ao que um adversário da equipa do Benfica, hoje em dia, tem que fazer para ser expulso por jogar a bola com a mão: jogar a bola com a mão. Nas Antas, os árbitros não são tão quadradões; perguntam-se: "Onde é que acaba a mão e começa o nariz?", ou "Quando a mão marca um tento de belo efeito, deve-se anulá-lo?"

Como as coisas estão, até já nem naquelas linhas amarelas virtuais, que servem para avaliar se é fora-de-jogo ou não, podemos confiar. Também elas devem ser permeáveis aos discursos do presidente do FC Porto. Por exemplo, aquela que vimos no golo anulado de Falcão contra o Paços de Ferreira não estava minimamente paralela à grande área pacense. É certo que tenho consciência de que o campo estava inclinado, mas ainda assim não me parece haver justificação para a linha virtual estar tão torta.

janeiro 21, 2010

Crónica Semanal da Leonor Pinhão

In ABola

Da importância dos episódios colaterais

No futebol ganhar não é tudo. É a única coisa. Normalmente, há sempre uns que ganham mais vezes do que os outros. E é mesmo normalmente. Acontece por todos os cantos do nosso planeta redondo onde se joga futebol. E sem que nada de anormal se possa apontar ao fenómeno. Estamos a falar de títulos nacionais, entenda-se bem.
Por exemplo, em Itália, pátria dos campeões do mundo, Milan, Inter e Juventus são os históricos que entre si mais títulos dividem deixando para os demais apenas as sobras, muito poucas, da glória máxima.

Em Inglaterra, pátria dos inventores do futebol, Manchester United e Chelsea são os grandes vencedores da última década e para os outros pouca coisa boa restou.

Em Espanha, pátria de Javi García e de Juan Barnabé, treinador da águia Vitória, são os grandes Real Madrid e Barcelona os que, desde sempre, melhor têm dado conta do recado e raramente deixaram brilhar os restantes candidatos.
É por isto que nos países onde o futebol é levado muito a sério acabam sempre por nascer grandes desamores entre os clubes que, historicamente, disputam entre si os ceptros, as taças, as honrarias e, finalmente, o poder. Concluindo, não se podem ver nem pintados.

janeiro 19, 2010

Simplesmente Genial o R.A.P



                                              
                                                  Via  Falando Benfica

janeiro 18, 2010

Liga Sagres SLBenfica _ Maritimo

In ABola 



Benfica com instinto matador goleia Marítimo suicida

O Benfica venceu esta noite o Marítimo (5-0) num jogo em que soube aproveitar a primeira boa oportunidade de que dispôs para marcar. Depois foi só aproveitar o suicídio do Marítimo, que viu dois jogadores serem expulsos em 15 minutos. As águias mantêm-se coladas ao Sp. Braga na liderança.

janeiro 17, 2010

Crónica Semanal do Ricardo Araújo Pereira

In ABola

O clube da Tanga


Ainda ninguém sabe o que mostram as imagens do túnel da Luz, mas os portistas já decretaram que as provocações são «indiscutíveis». Pronto, está decidido. A Liga que tome nota e as imagens que se arranjem lá como quiserem: é bom que mostrem provocações, caso contrário estarão a alinhar no centralismo. Todos sabemos que as imagens de vídeo, quando querem, conseguem ser muito centralistas. Enfim, só quem não se lembra das escutas, das nunca desmentidas escutas, pode estranhar esta insistência portista nas provocações. Como o leitor decerto saberá, esta não é a primeira vez que a equipa do Porto causa tumulto num túnel de Lisboa. Em Junho de 2004, por exemplo, a Comissão Disciplinar da Liga de Clubes deu como provado que, no final de certo Sporting-Porto, que acabou empatado, o treinador do Porto rasgou uma camisola do Sporting e desejou que Rui Jorge tivesse morrido em campo. A história é conhecida: no fim do jogo, Paulinho, roupeiro do Sporting, foi ao balneário do Porto tentar trocar uma camisola do Rui Jorge pela do Vítor Baía.

janeiro 15, 2010

Crónica Semanal do Leonor Pinhão

In ABola

Da Lei da Tripa à Lei Cantona

No Domingo, o guarda-redes da União de Leiria foi injustamente expulso mas o treinador do Porto continua a lamentar-se da perseguição dos árbitros à sua equipa. Mas há mais lamentos. Até hoje continuam sem resolução os procedimentos disciplinares a aplicar aos jogadores do Porto que agrediram dois stewards no túnel do Estádio da Luz mas o Porto, através de quem tem autoridade para falar, continua a negar a evidência e a lamentar-se da legislação em vigor sendo que a dita legislação é da autoria de um legislador da sua própria casa. As duas situações não são sequer absurdas. São apenas ridículas, sendo que o absurdo é a serôdia indulgência com que estas conversas continuam a ser escutadas. Por comodidade, preguiça e receio, poucos são os que lhe fazem frente de forma superior e livre de inclinações.

Um aparentemente insignificante episódio paralelo é a grande aposta para a resolução do caso do túnel da Luz de forma a que a Lei da Tripa vingue uma vez mais para eterno brilho do postulado «manda quem pode, obedece quem tem juízo» que, embora público e transcrito, não tem validade jurídica dadas as «tecnicalidades» dos processos.

janeiro 14, 2010

Comunicado do SLBenfica

In SLBenfica

Responsabilidades pela realização do jogo

Para desfazer quaisquer equívocos que possam ter surgido depois de algumas declarações proferidas no final do jogo de ontem entre o Vitória de Guimarães e o SLB, a contar para a Taça da Liga, o Sport Lisboa e Benfica informa que a equipa técnica e os responsáveis directivos presentes no Estádio D. Afonso Henriques transmitiram a sua concordância no adiamento do encontro, cenário que se colocou à chegada da equipa encarnada ao recinto.

A decisão de realizar o jogo foi tomada e assumida pelo árbitro Carlos Xistra, após uma ligeira melhoria meteorológica que se verificou algum tempo antes do início da partida.

Carlsberg Cup _ Taça da Liga

In ABola



Vitória e Benfica empatam no dilúvio de Guimarães (1-1)

Constantemente debaixo de chuva, as equipas não conseguiram mais do que um empate.

O D. Afonso Henriques recebeu o jogo da 2.ª jornada da Taça da Liga, Grupo C, entre V. Guimarães e Benfica, com as equipas a conseguirem um ponto para cada lado, o que deixa o grupo em aberto. O Rio Ave também empatou com o Nacional, portanto vilacondenses e encarnados têm quatro pontos, o Vitória 1 e madeirenses 1.

Com arbitragem de Carlos Xistra,

BENFICA: Júlio César, Maxi Pereira, Roderick, Luisão, David Luiz (Di Maria, 65), Ramires, Aimar (Javi Garcia, intervalo), Fábio Coentrão, César Peixoto, Nuno Gomes (Cardozo, intervalo) e Éder Luís
Suplentes: Moreira, Javi Garcia, Cardozo, Carlos Martins, Weldon, Di María e Miguel Vitor.

Marcador: 1-0 por Douglas (59); 1-1 por Fábio Coentrão (74

janeiro 11, 2010

SLbenfica leiloa Camisolas da Eusébio Cup 2009

In SLBenfica




As camisolas utilizadas pelos jogadores do plantel principal do Sport Lisboa e Benfica no jogo SL Benfica vs AC Milan do evento Eusébio Cup 2009, vão ser leiloadas até ao dia 25 de Janeiro.


As camisolas estão autografadas por cada jogador que a vestiu.

As receitas geradas do leilão revertem a favor da Fundação Benfica, instituição sem fins lucrativos. A Fundação Benfica visa a concepção, planificação e implementação, exclusivamente, de diversos projectos de carácter social centrados nas áreas de educação, saúde, tecnologias de informação e comunicação e ambiente, como forma de contribuir para a qualidade de vida do ser humano, em particular de crianças e jovens em situação de risco, através da promoção do conceito de desporto inclusivo.

Os cinco maiores licitadores terão a oportunidade de receber uma camisola das mãos dos próprios craques.

Promoção:
Fundação Benfica - “Promover o Futuro” 
Duração do leilão: De 11 a 25 de Janeiro de 2010
Licitação mínima por cada camisola:100€ (cem euros)

                                                         »»»»»»»Licitar Camisolas

janeiro 10, 2010

Liga Sagres SLBenfica _ Rio Ave

In ABola


Benfica vence (1-0) Rio Ave em Vila do Conde

O Benfica venceu o Rio Ave por 1-0, em Vila do Conde, e voltou a colar-se ao Sporting de Braga no topo da classificação. Saviola (47m) apontou o único golo do encontro.

Primeira parte com mais posse de bola para o Benfica mas com o Rio Ave a dispor das melhores ocasiões de golo. Bruno Gama e João Tomás deram os primeiros sinais de perigo para os vila-condenses que iam conseguindo travar as iniciativas ofensivas do Benfica, enquanto os encarnados acusavam dificuldades em efectuar o último passe.

janeiro 09, 2010

Crónica Semanal do Ricardo Araújo Pereira

In ABola

O Benfica ganhou no campo e goleou no túnel

O leitor deseja agredir alguém? Um vizinho, um familiar, um desconhecido qualquer? É fácil: diga que foi provocado. As provocações, sejam de que tipo forem, justificam qualquer agressão. Uma anónima agrediu o Papa? Foi, de certeza, vítima de uma armadilha bem urdida. O marido bate na mulher? É impensável que a tenha agredido sem que tivesse havido forte agravo. Toda a gente sabe que os agressores são, em geral, gente ponderada e cordata, que só opta pela violência física caso seja vítima da afronta mais grave, mais perversa e mais criminosa que pode ser perpetrada: a provocação. Não será por acaso que a lei portuguesa prevê molduras penais extremamente pesadas para homicidas, violadores e autores de provocações.

janeiro 07, 2010

Crónica Semanal do Leonor Pinhão

In ABola


Não vale a pena ensinar o Padre Nosso ao Vigário

Entre rivais é normal que estas coisas aconteçam. Sofre-se com as vitórias dos outros e nenhum mal vem ao mundo. Tem a ver, simplesmente, com o espírito da competição. Seja qual for a competição. Mesmo em competições menores, como a Taça da Liga, coisas destas acontecem.

O presidente do FC Porto, por exemplo, é um bom exemplo.
Pinto da Costa manifestou-se sofrido nos dias que se seguiram à difícil vitória do Benfica sobre o Nacional. Sem se referir directamente ao trabalho do árbitro Olegário Benquerença no final da tarde de domingo, na Luz, e a propósito da efeméride do 25.º aniversário da morte de José Maria Pedroto, Pinto da Costa relembrou o mestre e os tempos em que, segundo Pedroto, o FC Porto era vítima de «roubos de igreja» sempre que vinha jogar a Lisboa, para concluir que «infelizmente, ainda hoje há roubos de igreja».
Restará saber se Pinto da Costa sofreu mais com a vitória do Benfica se com a má arbitragem de Olegário Benquerença.

janeiro 06, 2010

Tempo Útil _ João Gobern

In Record

Unitários e otários

Desde o golo não averbado a Petit, num célebre jogo com o FC Porto, que o árbitro Olegário Benquerença é - no mínimo - figura incómoda nas partidas em que participa o Benfica. No domingo, no encontro dos lisboetas com o Nacional, Benquerença terá alegadamente (insisto: "alegadamente", uma vez que, de todos os lances, só um constitui erro grosseiro, aquele em que Luisão deveria ter sido expulso) favorecido os da Luz. Tal chega para que até este juiz já tenha sido incorporado naquilo que se desenha como um vasto exército de conspiradores para levar o Benfica "ao colo".


janeiro 04, 2010

Carlsberg Cup _ Taça da Liga

In ABola

Golo de Saviola dá vitória ao Benfica ante Nacional

O Benfica venceu o Nacional pela segunda vez esta temporada e começa 2010 da melhor forma. Desta vez por apenas um golo de diferença, de Saviola, aos 79 minutos, em jogo da primeira jornada do Grupo C da Taça da Liga. Nota de destaque para a má exibição do árbitro Olegário Benquerença, com muitos erros.

A pensar nos seis golos sofridos da primeira visita à Luz da época, a formação insular apresentou uma equipa mais defensiva, a tentar controlar mais o jogo e impedir os raides ofensivos do Benfica.

janeiro 03, 2010

Será, que haverá mesmo Justiça desportiva?



Capa do jornal ABola de hoje.

Uma imagem vale mais que mil palavras.







Entrevista de Ricardo Costa In Record


«Ninguém tem capacidade para nos pressionar»  SERÁ?

RECORD - Disse numa entrevista que era preciso acabar com a suspeição generalizada que estava a afetar as competições profissionais. Foi um problema que detetou quando chegou à Liga? Havia falta de credibilidade na justiça desportiva?
RICARDO COSTA - Essa frase foi dita num determinado contexto, relativo à instauração dos processos, de inquérito e disciplinares, que vieram a averiguar os factos inseridos no Apito Dourado. Quando chegámos, deparámo-nos com uma situação em que havia um anátema generalizado sobre diversos agentes desportivos em relação aos quais havia necessidade de averiguar a eventual responsabilidade disciplinar no âmbito desportivo. Era preciso saber especificamente o que tinha acontecido, onde é que estava a prova sobre esses factos, quais as consequências sob o ponto de vista disciplinar de acordo com os regulamentos desportivos. Era também importante para todos os agentes desportivos e para a competição esclarecer tudo.

Crónica Semanal de Leonor Pinhão

In ABola

A vitória moral dos trauliteiros

No auge da crise dos túneis, Ricardo Sá Pinto, o novo director desportivo do Sporting e antigo protagonista de um episódio vibrante no túnel do Bessa, veio a público sugerir a maneira mais eficaz de erradicar o problema. Para Sá Pinto tudo se resolveria se as equipas deixassem de entrar e sair juntas pelo mesmo túnel. «Saía uma equipa de cada vez», é esta a ideia peregrina do ex-jogador que nunca precisou da escuridão e do abrigo dos túneis para fazer valer energicamente as suas razões.
Sá Pinto, no entanto, tem razão. Se as equipas entrarem e saírem de campo à vez deixa de haver confrontos escondidos do grande público. Mas esta é uma solução que admite não só a anormalidade das ocorrências como a impotência dos nossos legisladores e disciplinadores para actuarem sobre os delitos em tempo útil, efectivo e decente.
O futebol português andaria vinte anos para trás se os jogadores, profissionais do mesmo ofício, fossem impedidos de se cruzar a caminho do local de trabalho. Seria a vitória moral dos trauliteiros sobre a incompetência da organização e a inexistência das boas maneiras de um modo geral. E seria, também, um grande facilitar da vida da Comissão Disciplinar da Liga e do Conselho de Justiça da FPF.

Entrevista de LFVieira in ABola






Benfica voltou a ter Futuro






O presidente do Benfica sabe que 'Roma e Pavia não se fizeram num dia'. Por isso, embora sonhe com o título e esteja feliz pela carreira dos encarnados, não embandeira em arco com resultados ou exibições. Mas que ninguém confunda esta atitude com falta de ambição. Para o Benfica que Luís Filipe Vieira quer, apenas o céu é limite...

«Vamos crescer até onde nunca imaginámos»

QUE agenda foi estabelecida para o Benfica a pensar nos desafios propostos pelo ano de 2010 que está a começar?

A agenda normal de um Clube moderno em que o futebol ocupa lugar de destaque mas em que as responsabilidades vão muito para além do futebol. Conseguimos recuperar em apenas nove anos todo o atraso a nível de infra-estruturas e, ao mesmo tempo, credibilizámos o Clube, portanto, agora temos que fazer a gestão corrente, acompanhar a realidade nacional e internacional, provocar as rupturas que se revelaram necessárias aos interesses do Benfica. Costumo dizer que o Benfica voltou a ter futuro, em contraste com aquilo que encontrámos quando aqui cheguei. Nesta altura, queremos juntar ao património os resultados desportivos, quer seja no futebol, nas modalidades ou na formação. É nisto que estou concentrado e empenhado.

Vamos assistir a alterações de fundo em matérias tão relevantes como o naming do estádio, renegociações com a Sagres ou a Adidas, a entrada da Benfica TV na plataforma ZON ou a venda dos direitos televisivos? 

Tudo tem o seu tempo e garantidamente, como pode calcular, são matérias que obrigam a reserva e seguramente a muita negociação. O que posso garantir, como de resto tenho feito até aqui, é que vamos assumir até ao fim os compromissos que assinámos, mas é evidente que em cada uma das matérias que indicou na pergunta iremos bater-nos por defender ao máximo os interesses do Benfica. A verdade é que conseguindo negociar ou renegociar todos os contratos que referiu, vamos colocar o Benfica num patamar completamente diferente!

janeiro 02, 2010

Crónica Semanal de Ricardo Araújo Pereira


In ABola

Vergonhosas provocações e nobres espancamentos em legítima defesa

Na véspera do Benfica-Porto, Ricardo Costa, antigo defesa do Porto, deu uma interessante entrevista ao Correio da Manhã. Serei talvez suspeito, porque me divirto sempre que as conversas de alguém ligado ao Porto são relatadas pelo Correio da Manhã, mas a entrevista era, de facto, curiosa. Entre outras revelações, o actual jogador do Wolfsburgo afirmou que, para o Porto, o clássico da Luz é mais do que um jogo de futebol. É uma luta do Norte contra o Sul, luta essa que o Porto quer ganhar porque — e cito Ricardo Costa — o Porto detesta o Benfica. Ricardo Costa passou sete anos no Porto, e portanto deve saber do que fala. Foi tendo tudo isto em consideração que me pus a pensar nos incidentes do túnel da Luz, no fim do clássico de 20 de Dezembro. A equipa do Porto tinha sido derrotada por uma equipa que detesta. Tinha perdido três pontos contra um adversário muito desfalcado.

Photobucket