fevereiro 14, 2013

Liga Europa Bayer Leverkusen – SLBenfica, 0-1


Bayer Leverkusen – Benfica, 0-1: Foi de se lhe tirar o chapéu

A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica deslocou-se à Alemanha para disputar a 1.ª mão dos 1/16 avos-de-final da Liga Europa. Diante do Bayer Leverkusen, os “encarnados” triunfaram por 0-1 e seguem em vantagem para 2.ª mão.

Jorge Jesus optou por colocar a titular uma equipa um pouco diferente do que é habitual, muito por razão de comandar um conjunto que está inserido em quatro competições e a gestão é necessária.

A partida começou numa toada de estudo mútuo, mas foi um Benfica de cabeça levantada que se apresentou no BayArena e aos 14 minutos, Urreta, descaído para a esquerda, entrou na área, rematou mas Leno defendeu.

Os pupilos à guarda de Jorge Jesus estavam tacticamente irrepreensíveis, obrigavam os germânicos a jogar no erro dos “encarnados” e aos 24’, Garay lançou Ola John, este trabalhou bem, assistiu André Almeida que, na passada, rematou forte bem perto do alvo.

O intervalo chegou no BayArena e apesar de o empate se aceitar, ficou-se com a ideia que o Benfica era a formação mais penalizada com este resultado, pois fez mais que o seu adversário.

A partida reiniciou-se da mesma forma como se tinha iniciado, as duas equipas não arriscavam muito, mas à entrada do minuto 60, tudo mudou. Aos 60’, os alemães poderiam ter marcado depois de um pontapé de canto, em que, depois de alguma confusão na área, Artur defendeu para novo canto. Na sequência desse pontapé de canto, surge o golo benfiquista.

Que jogada espectacular do Benfica! André Almeida centrou da direita, Gaitán simulou, deixou o esférico rolar até Cardozo que só com Leno pela frente fez-lhe um chapéu (61’).

Quatro minutos depois, de novo Artur em evidência. Bender disparou, mas o guardião opôs-se muito bem. À passagem do minuto 68, Hegeler obrigou Artur a nova intervenção e um minuto depois, num contra-ataque, o Benfica voltou a estar perto do golo. Gaitán assistiu Ola John e este tentou um chapéu, mas este saiu com aba larga.
Depois de alguma insistência do Bayer Leverkusen que o conjunto luso segurou, o Benfica mostrou maturidade para trazer para a Luz uma vantagem importante.

O Benfica – Bayer Leverkusen está marcado para as 20h05 do dia 21 de Fevereiro.

O Sport Lisboa e Benfica iniciou o jogo com o seguinte onze: Artur Moraes; André Almeida, Luisão, Garay, Melgarejo; Matic, André Gomes (Enzo Perez, 41’), Urreta (Urreta, 57’), Gaitán, Ola John e Cardozo (Lima, 72’).

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Gualter Fatia / SL Benfica

Sem comentários:

Photobucket