fevereiro 17, 2013

SLBenfica – Académica, 1-0



SLBenfica – Académica, 1-0: Lima quebra muralha defensiva

Justiça! O Sport Lisboa e Benfica venceu este domingo a Académica de Coimbra por 1-0, em jogo a contar para a 19.ª jornada do Campeonato Nacional. Num encontro em que só a equipa da Luz procurou ganhar, o golo da vitória surgiu através de uma grande penalidade. Lima foi quem quebrou a muralha defensiva de um adversário ultra-defensivo.

A primeira parte do desafio ficou marcada pelo domínio territorial da formação da casa. Perante um adversário muito fechado nas suas linhas, os caminhos para a baliza da Académica nem sempre foram fáceis de encontrar por parte dos jogadores orientados por Jorge Jesus.

Apesar dessa situação, as únicas situações para marcar pertenceram ao conjunto da Luz. Rodrigo, aos seis minutos, foi o primeiro a rematar com perigo à baliza de Ricardo, que viu o esférico ir à sua malha lateral.

Maxi Pereira, num remate acrobático (20’), e Lima (26’), através de um cabeceamento, também procuraram colocar a equipa em vantagem. A última situação de verdadeiro perigo por parte do Benfica aconteceu aos 30 minutos, através de um remate de Enzo Perez. O guardião dos forasteiros evitou o golo com uma defesa para canto.  


A história não mudou para o segundo tempo, o mesmo é dizer que o jogo continuou com sentido único, com apenas uma equipa a procurar fazer aquilo que faz a festa do futebol, ou seja, golos.

Tal como na primeira parte, as oportunidades foram sendo criadas pelo Benfica. Além de esbarrarem nas defesas de Ricardo, os remates “encarnados” tiveram o poste como inimigo. Ola John foi o primeiro a ver o ferro a ser mais um obstáculo para a equipa (49’).

Rodrigo (53’), Salvio (70’) e Lima (77’) bem tentaram de outras formas, no entanto, o resultado continuou a ser o mesmo. O poste e Ricardo voltaram a ser a salvação da Académica aos 80’, após terem travado um remate de Melgarejo.


No assalto final à baliza da Académica, Gaitán foi puxado dentro da grande área pelo atleta João Dias. O árbitro Nuno Almeida assinalou grande penalidade e Lima não perdoou na conversão do castigo máximo, dando os merecidos três pontos no encontro. Nota ainda para a expulsão de Hélder Cabral após o golo benfiquista.

Com este resultado, a equipa segue no topo da classificação do Campeonato Nacional.

O Sport Lisboa e Benfica apresentou a seguinte equipa: Artur Moraes; Maxi Pereira, Luisão, Garay e Melgarejo; André Almeida (Carlos Martins, 67’), Enzo Perez, Salvio e Ola John (Kardec, 60’), Rodrigo (Gaitán, 67’) e Lima.

Texto: Rui Manuel Mendes
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Sem comentários: