junho 14, 2015

Futsal - SL Benfica é Campeão Nacional!



SL Benfica é Campeão Nacional!
Sporting – SL Benfica, 2-3 (g.p.)

A equipa masculina de Futsal sagrou-se, este domingo, Campeã Nacional, depois de vencer o Sporting por 2-3 no quarto jogo da Final do play-off, que só ficou decidido nas grandes penalidades. Este é o 7.º título do palmarés.


À entrada para o quarto encontro da Final do play-off, os “encarnados” comandavam por 2-1, depois do triunfo de sábado – no jogo três – e tinham aqui a possibilidade de selar já hoje as contas do campeonato. Por outro lado, o objetivo do Sporting era adiar a decisão para o próximo sábado, na Luz.

Ao contrário do que aconteceu no terceiro jogo, o SL Benfica pôde já contar com os dois habituais guarda-redes, Bebé e Juanjo.

A igualdade durou apenas três minutos. Diogo inaugurou o marcador numa jogada de insistência. Juanjo ainda evitou com uma boa defesa mas não resistiu à recarga. Estava feito o 1-0.

Início frenético e intenso com o SL Benfica a tentar reduzir a desvantagem e sair do Multiusos de Odivelas com o título nacional. E foram várias as oportunidades. Aos 7’, Alessandro Patias disparou ao ferro da baliza de André Sousa. Aos 17’, foi Ré que quase repôs a igualdade no marcador com um disparo à figura do guarda-redes leonino.

Até ao fecho da primeira parte mais, pelo menos, duas oportunidades para os “encarnados”, primeiro com Patias e depois com Rafael Henmi. Primeiro tempo intenso e bem disputado com oportunidades para os dois lados.

A abrir a segunda metade, jogada fantástica de Patias, mas o internacional italiano disparou ao lado da baliza de André Sousa.

Aos 23’, os “leões” aumentaram a vantagem através de Caio Japa. Mas o SL Benfica rapidamente respondeu e Xande fez o 2-1 depois de assistência de Bruno Coelho. Um verdadeiro hino à modalidade!

A três minutos do final do encontro, Alessandro Patias voltava a deixar tudo em aberto, na sequência de um livre perfeito do internacional italiano. No prolongamento não surgiram golos e o encontro foi mesmo a grandes penalidades. Suspense até ao final do encontro, com dois penáltis repetidos, onde o SL Benfica acabou por ser mais eficaz.

Joel Rocha fez alinhar o seguinte cinco inicial: Juanjo, Bruno Coelho, Rafael Henmi, Alessandro Patias e Gonçalo Alves.

"Título merecido"
“Os últimos minutos não engrandecem as duas equipas e não favorecem a modalidade. A minha primeira palavra vai para o Sporting, digno e uma equipa incrível. As restantes equipas do Campeonato obrigaram o Benfica a trabalhar muito. E a última palavra vai para os meus jogadores, família deles e à minha família”, começou por dizer o treinador, Joel Rocha.

Gonçalo Alves não escondeu o orgulho: "Já lá vão 10 Campeonatos e é um orgulho passar isto aos mais novos. Dedico esta vitória aos nossos adeptos e ao nosso presidente que sempre nos apoiou."

O vice-presidente, Domingos Almeida Lima, não quis deixar de dar os parabéns aos Campeões Nacionais e não escondeu o orgulho na conquista de mais um troféu para as vitrines do Museu Benfica - Cosme Damião. “É uma época ímpar na história do Benfica nas modalidades. O Futsal com esta vitória veio trazer para a Luz um título que nós muito desejávamos e que há muitos nos escapava. A receita para este troféu foi muito trabalho e competência”, disse em declarações à BTV.

“Cheguei a meio de um trabalho, fui muito bem recebido. Não queria estragar o trabalho de uma época, é um alívio. Nem tenho palavras, estou muito feliz”, disse Xande recordando o momento em que falhou a grande penalidade.

Para o guarda-redes espanhol este título é “o reconhecer de um trabalho de uma época inteira. Foi uma eliminatória muito disputada mas acabamos por ser justos vencedores”, afirmou Juanjo.

“Temos sempre vontade de ajudar a nossa equipa. Esta família é incrível e agora é festejar com os nossos adeptos, foi merecido”, referiu Cristiano no final do encontro.

Patias considerou um título merecido, em quatro jogos de muita luta: “Fizemos um bom jogo mais uma vez, nunca desistimos. Lutámos, fomos guerreiros e merecemos por tudo o que fizemos durante a época.”

Jefferson mostrou dificuldade em descrever o momento. "É uma felicidade imensa. Merecemos este título, trabalhámos muito para isto".

“Nós nascemos para isto, para ganhar. Agora é com os adeptos que vamos festejar porque eles também merecem”, rematou Bruno Coelho.

Para o coordenador da secção de Futsal, Alípio Matos, “é uma satisfação enorme. É um prémio e o culminar de uma época fantástica, com um grupo fantástico. É um momento de grande alegria, que nos enche de orgulho.”

FG
Fotos: Inês Ferreira / SL Benfica

Sem comentários:

Photobucket