junho 15, 2015

João Silva de Prata, na estreia dos Jogos Europeus

João Silva de Prata, na estreia dos Jogos Europeus

Começou este fim-de-semana os I Jogos Europeus, em Baku, no Azerbejão, de 12 a 28 de Junho. Esta nova competição, organizada pelos Comités Olímpicos Europeus, acaba por ser uns mini-Jogos Olímpicos ao nível continental... Não é fácil, ter 'autorização' das várias Federações Internacionais, para realizar um evento deste tipo. Hoje em dia, este tipo de eventos envolve muito dinheiro (transmissões televisivas, patrocínios...), a ideia não é nova, mas houve sempre Federações importantes a boicotar a competição.
Para os atletas, temos aqui um estágio de alta qualidade, para os Jogos Olímpicos do Rio, que se vão realizar no próximo ano... Para os adeptos, temos aqui mais uma oportunidade de observar, competição ao mais alto nível...
Assim vamos ter provas de Tiro com Arco; Atletismo; Badminton; Basquetebol 3x3; Futebol de Praia; Voleibol de Praia e Voleibol; Boxe; Canoagem de Velocidade; Ciclismo com BMX, Cross-country e Estrada; Natação de Velocidade, Sincronizada e Saltos para a Água; Esgrima; Ginástica Acrobática, Aeróbica, Artística, Trampolins e Rítmica; Judo; Karaté; Taekwondo; Sambo (!!!); Tiro; Ténis de Mesa; Triatlo; Pólo Aquático e Luta Livre.



Logo no arranque Portugal, com um atleta do Benfica, a chegar às medalhas: João Silva, Prata no Triatlo.
Em relação ao João, esta medalha tem um sabor especial. Pois, o jovem da Benedita, tem tido uma passagem pelo deserto nos últimos 2 anos. Depois dos vários pódios em provas da Taça do Mundo, nos últimos tempos, tem desistido na maior parte das provas. Esta época até começou com boas indicações, mas os resultados fracos voltaram... Mas hoje o João esteve imparável, e não fosse a estratégia colectiva da equipa Inglesa, o João teria ganho a prova. Entrou para o segmento de corrida, a cerca de 1m45 do grupo de fugitivos, foi ultrapassando um atrás do outro... Só faltou o Inglês, que ganhou com 13 segundos!!! O João tirou à maioria os adversários mais de 2 minutos, numa corrida que nem chegou aos 10Km!!!
Uma nota ainda para o 8.º lugar do João Pereira, que foi também prejudicado pela fuga 'colectiva' no Ciclismo, onde os Ingleses 'queimaram' um dos atletas para beneficiar o vencedor Benson.

Na Canoagem, o João Ribeiro, no K4 1000m qualificou-se para a Final A (terça-feira), com o Fernando Pimenta, o Emanuel Silva e o David Fernandes. À tarde no K2 1000m, com o Emanuel Silva, também conseguiram a qualificação para a Final (segunda-feira)...
A Teresa Portela, no K1 500m também se qualificou para a Final (terça-feira)...
Amanhã além da Final do K4 1000m, vamos ter a Joana Vasconcelos no K2 200m, com a Beatriz Gomes, a tentar a qualificação para a Final.

Sem comentários:

Photobucket