setembro 21, 2009

SLBenfica _ U.Leiria 5ª jornada


In Abola

Águia sofre mas vence (2-1) em Leiria

O Benfica foi o Leiria vencer a União local por 2-1 e garantir os três pontos que lhe permitem isolar-se no segundo lugar da classificação. Saviola (4’) e Cardozo (78’, g.p.), apontaram os golos dos encarnados, David Luiz (19’) marcou na própria baliza o tento dos leirienses.
Apesar do golo madrugador sofrido na sequência de um livre – Aimar lançou para o segundo poste onde apareceu Saviola (4’) a rematar de primeira e a inaugurar o marcador – o União de Leiria não desarmou a táctica que tinha definida para o jogo, com dois médios recuados bem encostados a uma linha defensiva composta por três centrais, esquema que conseguiu neutralizar as iniciativas atacantes dos encarnados, que insistiram na construção de jogadas pelo centro do terreno mas nunca conseguiram acertar com o último passe.
Os leirienses chegaram ao empate também num lance de bola parada, que resultou numa intervenção infeliz de David Luiz. Na tentativa de cortar um livre cobrado por Silas, o central brasileiro acabou por desviar para a própria baliza e enganar Quim, que nada pôde fazer para evitar que a bola entrasse na sua baliza.
Obrigados a rematar de longe, os jogadores do Benfica não chegaram a incomodar Djuricic nos primeiros 45 minutos, ao passo que Quim viu o perigo rondar a sua baliza. Primeiro Carlão (34’) atirou ao lado quando estava em posição para fazer melhor, depois Mamadou Tall (37’) obrigou o guardião encarnado a aplicar-se para desviar um remate à entrada da área.
O Benfica entrou para segunda parte sem novas ideias para superar o esquema leiriense e as dificuldades em chegar à baliza adversária continuaram a ser evidentes. Foi mesmo o U. Leiria a primeira equipa a criar perigo mas Kalaba não aproveitou um cruzamento de Pateiro e atirou por cima quando estava isolado na área. A insistência nas jogadas pelo centro do terreno acabou por dar os seus frutos, quando Aimar foi travado em falta por Mamadou Tall dentro da grande área leiriense. Na transformação do castigo máximo, Cardozo não perdoou e voltou a colocar o Benfica em vantagem no marcador.
Em cima do minuto 90, Nuno Gomes podia ter sentenciado a partida, mas atirou à figura de Djujricic quando só tinha o guarda-redes sérvio pela frente. Foi, no entanto, o U. Leiria a última equipa a criar perigo: Ronny cobrou um livre em arco e Quim foi obrigado a aplicar-se para evitar aquele que seria o golo do empate.
Os encarnados cumpriram com o objectivo de somar os três pontos que lhe permitiram isolar-se no segundo lugar do campeonato, beneficiando da derrota do FC Porto, ontem, com o Sp. Braga. Já o União de Leiria, que sofreu a primeira derrota da temporada, mantém-se no sexto lugar com seis pontos, os mesmos que o Olhanense que amanhã joga em Alvalade, com o Sporting, no encontro que encerra a 5.ª jornada da Liga.

Ficha de jogo:

Estádio Municipal Dr. Magalhães Pessoa, em Leiria

Árbitro Jorge Sousa (AF Porto)

BENFICA: Quim; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Shaffer; Javi Garcia, Ramires (Nuno Gomes, 64'), Di Maria e Aimar; Saviola (Ruben Amorim, 80') e Keirrison (Cardozo, 64').

Suplentes: Júlio César, Sidnei, César Peixoto e Fábio Coentrão.

Treinador: Jorge Jesus.

Golos: 0-1, Saviola (4'); 1-1, David Luiz (19', p.b.); 1-2, Cardozo (78', g.p.).

Sem comentários:

Photobucket