fevereiro 03, 2010

Liga Sagres SLBenfica _ Leiria

In ABola



Benfica na liderança após vencer U. Leiria (3-0)

Cardozo (10 m), Saviola (60 m) e Ruben Amorim (89 m) fizeram os golos da vitória do Benfica sobre o U. Leiria (3-0). Partida antecipada da 20.ª jornada vale aos «encarnados» a liderança isolada do Campeonato, ainda que à condição, uma vez que têm agora mais um jogo que o Sp. Braga.

Esteve muito competente a equipa da Luz, que pediu a antecipação desta partida devido ao calendário apertado por altura da Liga Europa – joga a 18 e depois a 23 com o Hertha Berlim, não podendo por isso jogar a 21 com os leirienses. Logo aos 10 minutos, Cardozo fez de cabeça o primeiro golo (o 16.º no campeonato), após excelente combinação de Saviola e Aimar. O marcador só voltou a funcionar na segunda parte, mas até lá os «encarnados» dominaram por completo, desenharam bem no relvado, não permitindo quaisquer veleidades ao adversário.
O segundo golo chegou também dos pés de Saviola, desta feita ele próprio na finalização, numa altura em que o Benfica se debatia com (ligeira) tentativa do U. Leiria em inverter o rumo dos acontecimentos. Logo depois, expulsão de Elias deitou por terra quaisquer esperanças da equipa da cidade do Lis, que teve ainda de jogar os derradeiros minutos da partida com o guarda-redes Djuricic em clara inferioridade física. Nesse período, Ruben Amorim, num remate de fora da área, fechou a conta do marcador, apontando o golo 50 do Benfica na competição em 18 jogos.

A equipa de Jorge Jesus salta então para a liderança isolada, com 45 pontos, mais três do que Sp. Braga e nove do que FC Porto, os mais directos adversários na luta pelo título que têm agora menos um jogo disputado. Já o U. Leiria segue na quinta posição, com 26 pontos, menos um que Sporting, mas também em risco de ser ultrapassado por Nacional e V. Guimarães.

Ficha de jogo:

Estádio: Sport Lisboa e Benfica, em Lisboa

Assistência: 33 179 Espectadores

Árbitro: Marco Ferreira (AF Madeira)

Benfica – Quim; Maxi Pereira, Luisão, David Luiz e Fábio Coentrão; Ramires (Ruben Amorim, 81 m), Javi Garcia, Pablo Aimar (Éder Luís, 72 m) e Di Maria; Saviola (Alan Kardec, 84 m) e Óscar Cardozo.

Suplentes: Júlio César, Miguel Vítor, Ruben Amorim, Felipe Menezes, Nuno Gomes, Éder Luis e Alan Kardec.

U. Leiria – Djuricic; Hugo Gomes (Cássio, 65 m), Diego Gaúcho, José António e Paulo Vinícius; Pateiro, André Santos, Elias e Vítor Moreno; Carlão (Pedro Cervantes, 76 m) e Silas (Tiago Luís, 81 m).

Disciplina: cartão amarelo a Silas (13 m), Elias (63 e 75 m); cartão vermelho a Elias (75 m).

Marcador: 1-0 por Cardozo (10 m); 2-0 por Saviola (60 m); 3-0 por Ruben Amorim (89 m).

Sem comentários: