fevereiro 20, 2014

1/16 avos-de-final da Liga Europa PAOK – SLBenfica, 0-1



PAOK – Benfica, 0-1: Tombar após tiro e resolver em Lisboa

Poucos dias depois de perfazer nove meses da Final de Amesterdão com o Chelsea, o Sport Lisboa e Benfica regressou à Liga Europa diante do PAOK em jogo a contar para a 1.ª mão dos 1/16 avos-de-final. Venceu por 0-1 com tento de Lima.

Face à última partida a contar para o Campeonato Nacional, Jorge Jesus operou uma série de alterações no onze. Umas por lesão, outras por opção, a verdade é que o 4x3x3 voltou a subir ao relvado com Lima a ser o farol referencial para a equipa chegar a bom porto.

Cerca de 30 mil encheram o estádio Toumba, em Salonica, e foram ensurdecedores, mas apanharam pela frente um Benfica imune a ambientes adversos e que, desde o minuto inicial, tomou conta das rédeas da partida.

Linhas bem subidas, com pressão alta sobre o portador da bola, a equipa da Luz mostrou ao que ia e não recusou o favoritismo que, aqui e ali, lhe foi atribuído.

O PAOK, por sua vez, tentava sair em contra-ataque aproveitando os erros do Benfica, nomeadamente na zona central do terreno. O Benfica não se atemorizou, rondou sempre a área contrária e o lance mais perigoso foi criado por Sílvio que tirou o adversário do caminho com uma finta curta e rematou forte, ligeiramente por cima.

Até ao intervalo, não se viu muito mais, mas no reatamento notou-se mais vida na partida. Lazar deu o mote para os helénicos aos 48’ com um remate cruzado que assustou. O disparo não passou de um ameaço e o Benfica voltou à carga de seguida.

Tal atrevimento resultou no golo benfiquista. Aos 59 minutos, Enzo Perez descobriu Djuricic na área, o sérvio assistiu Lima de peito com o avançado a disparar de primeira.

Salvio de regresso

Após o golo, Jorge Jesus começou a mexer na equipa e um dos que entrou foi Salvio. O argentino não jogava desde Novembro e voltou à competição em Salonica. Colou-se no corredor preferido, o direito e foi também um colega que veio do banco que esteve perto do 0-2. Markovic, após centro de Maxi Pereira, rematou para grande intervenção do guardião grego.

O triunfo deixa um bom prenúncio para a Luz. O jogo está marcado para as 20h05 do próximo dia 27 de Fevereiro.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Artur; Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Sílvio; Ruben Amorim, André Gomes (Markovic, 66’), Enzo Perez (Fejsa, 63’), Sulejmani (Salvio, 75’), Djuricic e Lima.


Texto: Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

Sem comentários: