março 01, 2014

Béla Guttmann - Homenageado pelo SLBenfica




Béla Guttmann confirmou fama europeia de um Benfica de Glória

O Sport Lisboa e Benfica homenageou, hoje, sexta-feira, dia 28 de Fevereiro de 2014, dia do seu 110.º Aniversário, o treinador húngaro, Bicampeão Europeu (1960/61 e 1961/62), Béla Guttmann.

No âmbito da cerimónia, a comitiva húngara foi recebida pelo vice-presidente do Clube, Rui Gomes da Silva, no Camarote Presidencial do Estádio da Luz. Seguiu-se uma visita ao Museu Benfica-Cosme Damião, com a cerimónia oficial de descerramento de uma Estátua em bronze fundido alusiva ao momento, sita na Porta 18 da Catedral, a encerrar o evento.

Rui Gomes da Silva refere que "esta homenagem a Béla Guttmann, com a inauguração da sua estátua, perpetuando a sua memória com a reprodução da imagem porventura mais conhecida e mais significativa da sua passagem pelo Benfica (exibindo as duas Taças dos Campeões Europeus, que, como Treinador, ganhou), estava agendada, desde há muito", sendo este o momento escolhido para o efeito.

                                   


Béla Guttmann é considerado um dos melhores treinadores de Futebol do Mundo, com o qual o Sport Lisboa e Benfica teve o privilégio de se cruzar no início dos anos 60.


Foi com ele que o Clube se consagrou com dois títulos consecutivos na Taça dos Clubes Campeões Europeus (TCCE), feito inédito, ainda hoje, no Futebol português!

Portanto, como referiu Rui Gomes da Silva, esta é “uma homenagem a Béla Guttmann pelo que fez, pelo que ganhou, pelo que disse e pela capacidade que teve de transformar sonhos em realidade!”

O Benfica, com Guttmann, iniciou uma sensacional carreira internacional, levando o Futebol português aos mais consagrados estádios mundiais e merecendo de todos os adeptos do Futebol os mais rasgados elogios.

Béla Guttmann é um dos nomes históricos que marcou a História do Sport Lisboa e Benfica, engrandecendo-a com Mística e títulos.

Esta é uma homenagem merecida e que hoje, apesar de ser um dia de emoções díspares se concretiza, como referiu o vice-presidente, Rui Gomes da Silva: “Com tudo o que isso representa, no futebol, como na vida, que, mesmo num dia de luto, de duplo luto, não nos impediu, de, em nome do Presidente do SLB, dos órgãos sociais do Clube e da esmagadora maioria, senão a totalidade, dos Sócios, aqui prestarmos homenagem a uma das suas maiores figuras, nestes 110 anos de História que hoje se completam: Béla Guttmann!”

DEZ DATAS IMPORTANTES DE BÉLA GUTTMANN

Data               Idade            Acontecimento
13.Mar.1900    --                Nascimento em Budapeste (Império Austro-húngaro)
30.Ago.1959     59                Estreia-se como treinador no Benfica
15.Mai.1960      60               Campeão Nacional
23.Abril.1961    61                Bicampeão Nacional
31.Mai.1961      =                 Campeão Europeu
02.Mai.1962      62                Bicampeão Europeu
08.Jun.1962      =                 Saída do Glorioso
28.Ago.1965     65                Regresso ao Clube
27.Mar.1966     66                Último jogo como treinador do Glorioso
28.Ago.1981     81                Falecimento em Viena (Áustria)

Sem comentários: