maio 24, 2014

Uma mediada bem vinda e para ficar



A UEFA anunciou, através de comunicado, que será proibido fumar no Estádio da Luz durante a final da Liga dos Campeões, marcada para este sábado, entre Real e Atlético Madrid.

A política de não-fumadores estará em curso assim que os adeptos passarem os torniquetes de acesso ao recinto e haverá avisos através da instalação sonora. Qualquer pessoa que esteja no estádio a fumar tabaco ou cigarros eletrónicos será convidada a parar, indica ainda o comunicado da UEFA.

maio 23, 2014

Basquetebol: Glorioso sagra-se Tricampeão Nacional!


O Basquetebol do Sport Lisboa e Benfica sagrou-se esta noite de sexta-feira Tricampeão Nacional, depois de vencer na Cidade Berço a formação do Vitória de Guimarães, numa eliminatória sem espinhas: 3-0 em jogos! A equipa orientada por Carlos Lisboa foi sempre mais forte e não deu hipóteses a um brioso adversário. Mais um título que vem direitinho para o Museu Benfica Cosme Damião.

Depois das duas vitórias categóricas alcançadas no Pavilhão Fidelidade no fim-de-semana transacto, o SL Benfica entrou em quadra sabendo que bastava somente mais uma vitória para o desejado Tri.

Ambiente fervoroso no Pavilhão do adversário, bola ao ar… e interrupção imediata na partida para limpeza do recinto face à “coreografia” levada a cabo pelos locais. Retomar do jogo, triplo do Vitória e, na resposta, David Weaver, com um afundanço espectacular dava o mote para o espectáculo que se seguiria.

Com Mário Fernandes, o pequeno base benfiquista, em noite inspirada, a equipa “encarnada” carregou com tudo para a tabela vimaranense e no final do primeiro período os catorze pontos que separavam as equipas eram justos e pouco azo davam a comentários: 14-28.

Segundo período com duas partes distintas. Nos primeiros cinco minutos, domínio do Benfica; cinco minutos finais mais Vitória. Não pareceu ter feito bem aos “encarnados” ter alcançado uma tão larga vantagem e os índices de concretização, acima de tudo, de concentração, desceram a pique, permitindo aos anfitriões reduzirem para somente seis pontos de diferença. 40-46 era o resultado ao intervalo.

Fechar com chave de ouro época de sonho

Reatar da partida e duas equipas a olharem-se nos olhos, ambas com ambição de vencer. Inteligente, com muita classe e pragmatismo, o SL Benfica soube aguentar e suster as pretensões vimaranenses, gerindo e conseguindo mesmo dilatar a vantagem para dezasseis pontos, colocando o marcador em 58-74, ao cabo do terceiro período.

Quarto e último período e mais do mesmo. Superioridade da equipa mais titulada em Portugal, face a um Guimarães muito esforçado, contudo, com cada vez menos armas para evitar um desfecho que começava a adivinhar-se e que se concretizou. O Sport Lisboa e Benfica venceu por 72-88, sagrando-se Tricampeão Nacional, reforçando o estatuto de Clube com o palmarés mais rico em terras lusas.

SA
Fotos: Arquivo / SL Benfica

maio 20, 2014

Iniciados A e Equipa Feminina de Sevens Campeões


Filipe Soares: “Dar continuidade à nossa evolução”

O Benfica sagrou-se, este domingo, Campeão Nacional de Iniciados A, após vencer o FC Porto, por 3-2, no Olival. À chegada a Lisboa, o capitão Filipe Soares considerou a vitória justa e mostrou-se feliz com a conquista do título.

“Senti uma felicidade enorme, não por ter marcado contra o FC Porto mas por ter ajudado a minha equipa. Conseguimos entrar muito bem no jogo e quem venceu foi o melhor”, disse em declarações à Benfica TV.

Para o capitão este é o culminar de uma longa e difícil época de trabalho. “Sinto um enorme orgulho neste grupo porque o trabalho foi árduo, com treinos ao sol e à chuva mas no final tudo acabou bem. Portanto estamos felizes pelo nosso trabalho e agora temos que dar continuidade à nossa evolução”, concluiu.
FG
Fotos: Arquivo / SL Benfica


Equipa Feminina sagra-se Campeã Nacional de Sevens

A equipa feminina de Râguebi do Sport Lisboa e Benfica sagrou-se Campeã Nacional de Sevens, após vencer na derradeira jornada, que decorreu no passado sábado no Estádio do Leça FC, em Matosinhos, a formação do Sport Club do Porto por categóricos 29-0.

As “encarnadas” mostraram as garras em campo revelando todo o seu poderio, qualidade, vontade, determinação e paixão pelo Benfica, vencendo todos os jogos, não sofrendo qualquer ponto e derrotando na final a sua rival o Sport Club do Porto.

Esta foi a melhor homenagem que as atletas podiam fazer esta época, a quem sempre acreditou e lutou ao lado delas, o malogrado histórico da Secção de Râguebi, Carlos Nobre.

Destacar que o Sport Lisboa e Benfica venceu todas as etapas do Circuito Nacional deixando em 2.º lugar as suas mais diretas opositoras, a equipa do Sport Club do Porto que, na derradeira etapa alcançou a final após vencer o Grupo B, tendo derrotado na Fase de Grupos as equipas da Moita Rugby Clube da Bairrada (19-00), CRAV (28-00) e CR Técnico (26-7).

O pódio do Campeonato Nacional foi fechado pela equipa do CR Técnico que, nesta etapa final do Campeonato Nacional de Râguebi de Sevens feminino também obteve o 3.º lugar.

Recepção á equipa e discurso LFVieira na CM Lisboa


Luís Filipe Vieira: “Este título é de todos e de todo o País!”

O Sport Lisboa e Benfica foi recebido esta tarde de segunda-feira nos Paços de Concelho da Câmara Municipal de Lisboa, sinal de reconhecimento da edilidade lisboeta à fantástica temporada do Futebol benfiquista que culminou no último domingo com a conquista do terceiro título em 2013/14 – Campeonato Nacional, Taça da Liga e Taça de Portugal, um triplete até então inédito!

O presidente do Sport Lisboa e Benfica, Luís Filipe Vieira, marcou presença na homenagem, intervindo na cerimónia protocolar de consagração ao Clube.

“Quero começar por agradecer as suas palavras e o facto de, uma vez mais, nos receber aqui, no salão mais nobre da Câmara de Lisboa.

Sou grato ao presidente de Câmara, mas sou grato, principalmente, ao homem e ao amigo que sempre nos apoiou e incentivou a fazer mais e melhor, que sempre nos incentivou a ser uma bandeira da cidade de Lisboa, mas principalmente uma bandeira de Portugal.

António Costa é um homem de Estado, com um enorme sentido de serviço público, é um exemplo pelo rigor e pela integridade de carácter.

Senhor presidente estes três troféus também são seus!

O que hoje aqui festejamos é a vitória do carácter, da vontade e do querer de uma equipa que nunca se rendeu à adversidade!

Festejamos o talento, o profissionalismo e a inspiração dos jogadores e da equipa técnica.

Festejamos a dedicação e o apoio insuperável dos sócios e adeptos em Portugal e além-fronteiras, durante toda a época.

O feito inédito que o Benfica conseguiu este ano é motivo de orgulho, mas aumenta igualmente a nossa responsabilidade em relação ao futuro.

Estas vitórias que hoje celebramos resultam do facto de não termos permitido que o ruído das opiniões de muitos e muitos comentadores e jornalistas abafassem a nossa convicção.

Seguimos o nosso caminho e esse foi o segredo e a razão para estarmos aqui hoje!
Festejamos o nosso sucesso, as nossas vitórias.

Festejamos o nosso percurso e a nossa persistência.


Não festejamos o insucesso alheio, porque quem festeja o insucesso de outros revela mesquinhez, revela pequenez de carácter.

No Benfica ficamos felizes quando ganhamos, não ficamos felizes quando outros perdem.

Tal como há quatro anos – disse-o neste mesmo salão nobre e volto a repeti-lo – estes títulos não pertencem a Lisboa, estes títulos são de Portugal.

Por isso, permita-me, que deste local simbólico para a cidade de Lisboa, dedique este título a todos os sócios e simpatizantes do Benfica que de norte a sul, todos juntos, sempre acreditaram em nós.

Este título é de Lisboa, sim! Mas é também de Bragança, de Faro, de Coimbra ou Viseu, de Aveiro ou do Porto, de Évora ou Beja. Este título é de todos e de todo o País!

É um título dedicado também a todos aqueles que sofrem e festejam connosco, fora de Portugal: de Angola ao Canada, do Brasil a Timor! Este título é do Mundo porque o Benfica é um Clube Global!

Estes títulos são dedicados a todos - portugueses ou não - que acreditam no trabalho, na dedicação, no empenho. A todos os que acreditam no jogo limpo!

No Benfica fazemos aquilo em que acreditamos e acreditamos naquilo que fazemos.

É por isso que temos liderado na inovação do Futebol português, é por isso que somos reconhecidos no estrangeiro como um dos clubes mais modernos a nível mundial.

A partir de hoje tem o meu compromisso, vamos começar a trabalhar para poder ganhar o direito de voltar aqui no próximo ano.

Obrigado a todos!”

Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

maio 19, 2014

Bernardo Sousa com bandeira do Benfica após ganhar Rally SATA

Jorge Jesus: “Era importante vencer e fazer História... e fizemos!”


O Sport Lisboa e Benfica conquistou esta tarde a 28.ª Taça de Portugal do seu palmarés – as três primeiras ainda com a designação de Campeonato de Portugal. Gaitán marcou o único golo da partida (e que golo!), frente ao Rio Ave. No final do encontro, Jorge Jesus era um homem feliz e muito emocionado.

“Era importante ganharmos. O ano passado vivemos um dia muito triste aqui. Este ano era importante, não sé vencer, mas também fazermos História… e fizemos! Ganhámos as três competições em Portugal e era importante sair daqui hoje com esta conquista e sermos a primeira equipa em Portugal a consegui-lo. São três conquistas, três títulos, mas podiam perfeitamente ser quatro”, começou por analisar Jorge Jesus, visivelmente emocionado com a conquista da sua primeira Taça de Portugal como treinador.

O técnico do Sport Lisboa e Benfica fez questão de enaltecer a postura dos seus atletas, num jogo de “sofrimento”, e deixou uma palavra aos adeptos.

“Os 120 minutos de Turim deixaram marcas, os jogadores estavam mortos. Se não tivéssemos marcado na primeira parte não teríamos conseguido, depois, ir atrás do golo. Foi um jogo de sofrimento, os jogadores já não conseguiam mais, estão completamente esgotados. Esta vitória é também dos nossos adeptos que tanto merecem esta vitória, e que hoje, mais uma vez, souberam mostrar o orgulho que é ser Benfica”, afirmou o técnico do Sport Lisboa e Benfica.

A fechar, o técnico explicou o porquê de tamanha alegria: “Estou extremamente feliz por ter conquistado a minha primeira Taça de Portugal e por o ter partilhado com os jogadores e com a estrutura directiva num estádio vestido de vermelho. As vitórias são partilhadas pelo grupo de trabalho, amigos e família. Dedico o triunfo a todos. Fizemos o pleno. Foi a primeira vez que uma equipa portuguesa conquistou as três provas nacionais".
SA
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

maio 18, 2014

Benfica – Rio Ave, 1-0: Taça de Portugal completa “Triplete”


Uma vez mais a festa da Taça de Portugal invadiu o Jamor e foi “princesa” na Prova Rainha. Os adeptos do Sport Lisboa e Benfica e do Rio Ave cedo foram ocupando o espaço verde que circunda o palco da Taça de Portugal com os habituais pic-nic´s. 37.156 espectadores lotaram o Jamor e deram um colorido interessante à Final 2013/14. O saudável convívio deve, também, ser enaltecido. É caso para dizer: isto é Futebol!

Momentos antes à entrada das equipas, fogo de artifício e uma coreografia embelezaram o evento e arrancaram o primeiro júbilo das bancadas repletas. Perfiladas, equipas e público, em uníssono, cantaram a Portuguesa, Hino de Portugal.

Estava, portanto, tudo pronto para o apito inicial de mais uma edição da Taça de Portugal. Como seria de esperar, “empurrado” pelo público, o Benfica entrou mais pressionante, com mais bola e com várias situações perto da área de Ederson. O Rio Ave, por seu lado, sentia dificuldades em sair a jogar, ora em ataque organizado, ora em contra-ataque.

Com o passar dos minutos, a pressão acentuava-se e o golo parecia estar iminente. O minuto 20 foi de felicidade para os lados da Luz. Enzo Perez tentou furar entre a defensiva, o esférico sobrou para Gaitán que, com o seu pior pé – o direito – atirou sem hipóteses para Ederson. Era a primeira explosão de alegria entre os benfiquistas.

O “Tango” quase voltou a tocar no Jamor aos 25’. Livre de Gaitán e cabeça de Garay para defesa por instinto de Ederson. Após primeira meia-hora jogada a um ritmo alto, com o aproximar do intervalo, a contenda entrou num ritmo morno, em que a bola andou mais longe das balizas, mas sempre com o Benfica tomar conta das operações e a tentar arranjar espaços no sector mais recuado dos vila-condenses. O 1-0 no descanso era mais do que justo para os Campeões Nacionais.

Futebol positivo e calafrios nas balizas

Na etapa complementar, os comandados por Nuno Espírito Santo entraram melhor e deixaram o Benfica surpreendido com tamanha audácia, nomeadamente nos primeiros dez minutos do segundo tempo. O Benfica sacudiu a pressão e aos 61 minutos, após cruzamento de Gaitán, o disparo de Lima levava selo de golo não desviasse num emaranhado de pernas de jogadores do Rio Ave.

Os vila-condenses responderam ao susto no minuto seguinte com o remate ao poste de Pedro Santos. Muito perigo para o Benfica! No regresso dos balneários, o jogo parecia mais vivo do que nos minutos finais da primeira parte e aos 69’, Oblak fez uma estrondosa defesa a remate de Ukra.

Bola cá, bola lá e aos 74 minutos foi o Benfica a estar perto do 2-0 com o remate de Markovic a ser parado por Ederson. Uma vez mais, Gaitán na jogada. Nos descontos, Oblak segurou a vantagem e a festa foi vermelha no relvado, nas bancadas e, por certo, será nas ruas por Portugal fora.

Sport Lisboa e Benfica soma a 28.ª Taça de Portugal do palmarés (três com a designação de Campeonato de Portugal).

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze inicial: Oblak; Maxi Pereira, Luisão, Garay, André Almeida; Ruben Amorim (André Gomes, 56’), Enzo Perez, Salvio, Gaitán (Cardozo, 87’); Lima e Rodrigo (Markovic, 66’).

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Isabel Cutileiro / SL Benfica

maio 08, 2014

SL Benfica atinge os dois milhões de fãs no Facebook

 

O Sport Lisboa e Benfica lidera até nas redes sociais. O Clube da Luz já ultrapassou os 2 milhões de fãs no Facebook principal.

Ainda no Facebook, mas nas páginas dedicadas às modalidades, Fundação Benfica e Formação, os “encarnados” também estão na frente, somando 260 mil fãs.

Também no Twitter, o Benfica é Clube em Portugal que soma mais seguidores. 181 mil no total.

A mais recente rede social tem crescido a olhos vistos. O Instagram tem sido glorioso e, em menos de um mês já atingiu os 15 mil fãs.

SL Benfica – Rio Ave, 2-0: Glorioso ergue a 5.ª Taça da Liga


Onde o Sport Lisboa e Benfica entra… entra sempre para ganhar! Esta noite foi a prova provada disso mesmo. Rodrigo e Luisão marcaram os golos com que o Glorioso venceu o Rio Ave, conquistando a 5.ª Taça da Liga do seu palmarés, em sete edições da prova. Mais uma que vem direitinha para o Museu Benfica Cosme Damião.

Jorge Jesus disse-o claramente na Conferência de Imprensa de antevisão a esta partida: “Numa Final não há favoritos… há que prová-lo dentro de campo” e o Benfica provou-o!

Ambiente espectacular no Magalhães Pessoa (há tanto tempo não recebia tanta gente!), bonita cerimónia de abertura, apito inicial de Hugo Miguel e duas equipas a entrarem de rompante em busca do golo.

O primeiro sinal veio do lado do teoricamente favorito, com Lima, aos 3’, a testar os reflexos de Ventura. Na resposta, espectacular defesa de Oblak. Diagonal de Pedro Santos, remate fortíssimo, intervenção segura do guardião benfiquista.

Depois do fulgor inicial, o Benfica tomou conta do jogo, não obstante a resposta sempre pronta e viperina dos pupilos de Nuno Espírito Santo.

Luisão, aos 10´, de cabeça; Rodrigo, aos 13’, num remate acrobático e depois aos 17’, na cobrança de um livre directo, tiveram preciosas oportunidades para inaugurar o marcador.

Mais posse de bola, maior domínio, face a um Rio Ave cada vez mais atrevido e muito perigoso, mas a redondinha teimava em não entrar.

Aos 39’, jogada espectacular do Benfica, com Ventura a negar o golo a Rodrigo… mas no minuto seguinte o hispano-brasileiro não deu hipótese e, na sequência de um canto, colocou o Glorioso em vantagem. Estava feito o 1-0 para delírio dos adeptos, resultado com que se atingiu o intervalo.

Gerir com inteligência… e marcar!

No reatar, ritmo mais lento, mais Benfica, um Benfica inteligente e pragmático, em clara gestão da vantagem – apesar de curta! – o que não significa que descurasse o ataque, pois foi sempre a equipa mais perigosa, mas com os olhos no que aí vem…

Lima, Gaitán, Enzo… tiveram nos pés oportunidades para dilatar o marcador, mas foi Luisão que, aos 67’, subiu mais alto e, de cabeça, na conversão de um livre, fez o 2-0, resultado que se manteve até ao apito final. Vitória justíssima!

No próximo sábado, o Sport Lisboa e Benfica vira as atenções para a última jornada do Campeonato Nacional, a 30.ª. Com tudo decidido, o Campeão viaja até ao Estádio do Dragão onde, pelas 18 horas, defronta o FC Porto.

Dia 14 de Maio, mais um dos momentos altos da época, com a segunda Final, a da Liga Europa, com todas as atenções focadas em Turim, onde o Glorioso defronta o Sevilha, naquela que será a 10.ª Final europeia da centenária História do Clube, a segunda consecutiva.

Dia 18, pelas 17h15, a derradeira Final, no Jamor, com o Benfica, mais uma vez frente ao Rio Ave, na luta pela conquista da 28.ª Taça de Portugal do seu palmarés.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze inicial: Oblak; Maxi Pereira, Garay, Luisão e Siqueira; Rubem Amorim (André Almeida, 84’), Enzo Perez, Gaitán (Salvio, 68’) e Markovic; Lima (André Gomes, 90+1') e Rodrigo.

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Gualter Fatia / SL Benfica


maio 06, 2014

Benfica – Qta. Lombos, 5-0: Futsal feminino conquista Taça


Final foi em Oliveira de Azeméis

A equipa de Futsal feminino do Sport Lisboa e Benfica conquistou, este domingo, a Taça de Portugal ao derrotar, na Final, a Quinta dos Lombos, actual campeão nacional, por 5-0.

Desde o início, as pupilas à guarda de Pedro Nobre entraram determinadas em levar a melhor e tomaram contas das rédeas da partida, mais bola, lances de Futsal de belo efeito e transições rápidas defesa/ataque puseram a nu várias fragilidades do adversário.

Maior incidência ofensiva resultou no tento de Solange Cortez que levou as “águias” para a frente ao intervalo. A perder esperava-se outra determinação por parte da Quinta dos Lombos, mas foi de novo o Benfica que entrou mais forte.

Depois de várias oportunidades desperdiçadas, as “meninas” da Luz alargaram a vantagem por Luísa Marques, de cabeça, após excelente trabalho de Rita Martins. Minutos volvidos foi a guarda-redes Ana Pereira que fez o 3-0, aproveitando da melhor forma o guarda-redes avançado da Quinta dos Lombos.

A questão ficou resolvida por Sara Ferreira, que num rápido contra-ataque atirou o esférico para a baliza deserta, e fez o 4-0 e por Inês Fernandes que completou o 5-0.

Em Oliveira de Azeméis, a festa foi vermelha e às 17h45 pode haver mais, pois joga a equipa masculina com o Fundão a contar para a Final da Taça de Portugal.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: Gualter Fatia / SL Benfica

SL Benfica – Fonte do Bastardo, 3-1: Voleibol é Bicampeão Nacional


3.º jogo do play-off da Final

A equipa de Voleibol do Sport Lisboa e Benfica é Bicampeão Nacional após vencer, este domingo, no pavilhão n.º 2 da Luz, a Fonte do Bastardo por 3-1, no 3.º jogo do play-off da Final.

O Pavilhão engalanou-se “pintado” de vermelho para receber o Voleibol com a expectativa de festa e logo no 1.º “set”, os atletas não desiludiram. Apesar de a Fonte do Bastardo ter começado melhor e ter estado a vencer aquando dos dois tempos técnicos (2-8 e 13-16), a verdade é que o Benfica fez uma recuperação à Campeão e triunfou por 25-22.

No parcial seguinte, os insulares começaram melhor e estiveram sempre na frente no “set” – 7-8, 12-16 – encerrando com o resultado de 22-25. O empate alertou as hostes benfiquistas. Arranque equilibrado no 3.º parcial, mas no primeiro tempo técnico, vantagem para os da casa por 8-6. A partir daí, a Fonte do Bastardo não mais se encontrou, sofreu com a boa capacidade de serviço, ataque e bloco do Benfica, e perdeu o “set” por 25-16.

O 4.º “set” foi mesmo de confirmação do Benfica como Bicampeão Nacional. Sempre a vencer no parcial (8-6 e 16-13), este foi encerrado por 25-23.

Este é o 5.º título de Campeão Nacional do Voleibol do Benfica, a primeira vez de forma consecutiva.

Texto: Marco Rebelo
Fotos: João Santos / SL Benfica

maio 05, 2014

SL Benfica – V. Setúbal, 1-1: Luz despediu-se dos Campeões


Campeonato Nacional

Tarde de festa no Estádio da Luz, no derradeiro desafio da equipa na Catedral na época 2013/14. Na 29.ª jornada da I Liga, o Sport Lisboa e Benfica recebeu o Vitória de Setúbal, numa partida sem pressão, jogada em ritmo de gestão do Campeão. Resultados práticos? Empate a uma bola!

Já com tudo resolvido, as duas equipas subiram ao relvado com o intuito de cumprir calendário e jogar pela camisola. O espectáculo, esse começou bem cedo na capital de Portugal, com o sol a brilhar e a aquecer uma tarde repleta de emoções.

Milhares de adeptos nas imediações do Estádio, com o recinto a registar uma moldura humana de relevo para saudar o Campeão. Antes do apito inicial de Duarte Gomes, cumprido um minuto de silêncio, ouviu-se o hino do Glorioso e nas bancadas uma coreografia de arrepiar até os menos emotivos. Sinergia total entre adeptos e equipa!

Sem nada a perder, a equipa de José Couceiro apresentou-se com brio e a olhar o Glorioso nos olhos. Paulatinamente o Benfica foi começando a mandar no jogo, mas sem consequências de maior, ou seja, nada de golos.

Ao intervalo o nulo mantinha-se e justificava-se.

A festa dos golos para 52 mil aplaudirem

No reatar, o Benfica aumentou o ritmo e os frutos não tardariam em surgir. Aos 60’, grande jogada de André Gomes, a inventar o lance e a concretizá-lo. Estava feito o 1-0 na Catedral.

Aos 73’, Duarte Gomes assinala grande penalidade cometida por Maxi Pereira, com Rafael Martins a repor a igualdade, resultado com que se atingiu o final do encontro.

Na derradeira jornada do Campeonato Nacional (30.ª), a disputar no próximo fim-de-semana, o Sport Lisboa e Benfica viaja até ao Dragão para defrontar o FC Porto. Entretanto, pelo meio, já na próxima quarta-feira, o Glorioso disputa a Final da Taça da Liga, em Leiria, frente ao Rio Ave.

A fechar a época, mais duas Finais: a da Liga Europa, frente ao Sevilha, em Turim (14 Maio); a da Taça de Portugal, frente ao Rio Ave, no Jamor, dia 18 de Maio.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze inicial: Paulo Lopes, Maxi Pereira, Luisão, Jardel, Siqueira (62’, Enzo Perez); André Almeida, André Gomes, Salvio, Sulejmani (68’, Enzo Perez) e Djuric (45’, Lima); Cardozo.

Texto: Sónia Antunes
Fotos: Arquivo / SL Benfica

maio 02, 2014

Recepção á equipa após noite GLORIOSA




A equipa do Benfica foi, esta madrugada, recebida em ambiente de grande festa em Lisboa, após viagem de Turim, onde garantiu a qualificação para a final da Liga Europa.

O voo que transportou os comandados de Jorge Jesus aterrou em Lisboa eram 3.19 horas e logo à saída da base de Figo Maduro havia mais de um milhar de adeptos, que ali se começaram a concentrar por volta da uma da madrugada. Esperaram por isso mais de duas horas pela chegada da equipa, sempre entoando os habituais cânticos de apoio, mas também com tochas e petardos.

A apoteose aconteceu, naturalmente, à passagem do autocarro. Os relógios marcavam 3.50 horas. Em clima de plena euforia, os adeptos foram então marcando a marcha lenta do veículo, que, apesar da escolta policial, demorou cerca de meia hora para tomar a 2.ª circular em direção do Estádio da Luz. No interior pôde perceber-se que jogadores como Markovic, Djuricic ou Garay aproveitavam também para gravar o momento para além das suas memórias.

Até chegar ao recinto, onde estavam mais algumas centenas de adeptos, o autocarro que transportou as águias foi ainda encontrando muitos veículos parados ao longo da estrada, também com o propósito de saudar a equipa.











Fotos: Abola

maio 01, 2014

Juventus – Benfica, 0-0: Até já Turim!


2.ª mão das “meias” da Liga Europa

A equipa de Futebol do Sport Lisboa e Benfica garantiu a presença na final da Liga Europa após ter empatado a zero na Juventus Arena, onde houve muito coração e raça, pois os portugueses terminaram com nove atletas.

Os comandados por Jorge Jesus entraram personalizados, com mais posse de bola, mas a elevada pressão da Juventus acentuou-se com o decorrer dos minutos, com o Benfica a sentir dificuldades para sair em transições como tanto gosta.

“Empurrado” pelo público que lotou os 40 mil lugares da Juventus Arena, Pirlo efectuou o primeiro remate aos oito minutos para defesa de Oblak. Aliás, o esloveno voltou a mostrar total segurança aos 28’ a um remate de Liechsteiner.

O Benfica tentava bascular o seu ataque através dos flancos, mas a defensiva italiana dava poucos espaços para as “águias” manobrarem o seu futebol. O lance mais perigoso acabou por surgir aos 45’+1 quando Arturo Vidal cabeceou e Luisão tirou a bola em cima da linha de golo, mantendo o nulo no marcador até ao intervalo.

Tal como na primeira parte, também no reatamento, o Benfica entrou bem e com bola. Tal astúcia quase dava em golo aos 50 minutos, quando Rodrigo atirou por cima depois de um lançamento de linha lateral. A Juventus respondeu aos 61 minutos quando Pirlo num livre directo em posição frontal obrigou Oblak a nova intervenção com qualidade.

Se o trabalho do Benfica já não era fácil, mas complicado ficou com a expulsão de Enzo Perez aos 67 minutos por acumulação de cartões amarelos. As linhas italianas subiram no terreno e aos 70’, Tevez rematou para Oblak agarrar com segurança.

A postura do Benfica foi de inteligência, as linhas desceram e foi defender com todo o coração e a presença é mais do que merecida.

Na final da Liga Europa, em Turim, o Benfica vai enfrentar o Sevilha, a 14 de Maio.

O Sport Lisboa e Benfica alinhou com o seguinte onze: Oblak; Maxi Pereira, Luisão, Garay, Siqueira; Ruben Amorim, Enzo Perez, Gaitán (Salvio, 76’), Markovic; Rodrigo (André Almeida, 68’) e Lima.

Texto: Marco Rebelo

Photobucket