maio 23, 2014

Basquetebol: Glorioso sagra-se Tricampeão Nacional!


O Basquetebol do Sport Lisboa e Benfica sagrou-se esta noite de sexta-feira Tricampeão Nacional, depois de vencer na Cidade Berço a formação do Vitória de Guimarães, numa eliminatória sem espinhas: 3-0 em jogos! A equipa orientada por Carlos Lisboa foi sempre mais forte e não deu hipóteses a um brioso adversário. Mais um título que vem direitinho para o Museu Benfica Cosme Damião.

Depois das duas vitórias categóricas alcançadas no Pavilhão Fidelidade no fim-de-semana transacto, o SL Benfica entrou em quadra sabendo que bastava somente mais uma vitória para o desejado Tri.

Ambiente fervoroso no Pavilhão do adversário, bola ao ar… e interrupção imediata na partida para limpeza do recinto face à “coreografia” levada a cabo pelos locais. Retomar do jogo, triplo do Vitória e, na resposta, David Weaver, com um afundanço espectacular dava o mote para o espectáculo que se seguiria.

Com Mário Fernandes, o pequeno base benfiquista, em noite inspirada, a equipa “encarnada” carregou com tudo para a tabela vimaranense e no final do primeiro período os catorze pontos que separavam as equipas eram justos e pouco azo davam a comentários: 14-28.

Segundo período com duas partes distintas. Nos primeiros cinco minutos, domínio do Benfica; cinco minutos finais mais Vitória. Não pareceu ter feito bem aos “encarnados” ter alcançado uma tão larga vantagem e os índices de concretização, acima de tudo, de concentração, desceram a pique, permitindo aos anfitriões reduzirem para somente seis pontos de diferença. 40-46 era o resultado ao intervalo.

Fechar com chave de ouro época de sonho

Reatar da partida e duas equipas a olharem-se nos olhos, ambas com ambição de vencer. Inteligente, com muita classe e pragmatismo, o SL Benfica soube aguentar e suster as pretensões vimaranenses, gerindo e conseguindo mesmo dilatar a vantagem para dezasseis pontos, colocando o marcador em 58-74, ao cabo do terceiro período.

Quarto e último período e mais do mesmo. Superioridade da equipa mais titulada em Portugal, face a um Guimarães muito esforçado, contudo, com cada vez menos armas para evitar um desfecho que começava a adivinhar-se e que se concretizou. O Sport Lisboa e Benfica venceu por 72-88, sagrando-se Tricampeão Nacional, reforçando o estatuto de Clube com o palmarés mais rico em terras lusas.

SA
Fotos: Arquivo / SL Benfica

Sem comentários:

Photobucket