julho 11, 2011

Aqui á Gato _ Miguel Góis



Alto risco

Seria de esperar que, no meio da crise financeira em que o Mundo se encontra, os bancos tivessem aprendido a lição e se coibissem de disponibilizar produtos financeiros de altíssimo risco – e, no entanto, aí estão as obrigações do Sporting. Para quem duvida do grau de risco envolvido na operação, trata-se de um fundo que aposta fortemente na hipótese de vir a haver clubes estrangeiros dispostos a perderem a cabeça para levar o Anderson Polga ou o Carlos Saleiro. Bem sei que estou longe de dominar o altamente qualificado mundo da finança, mas, nesta altura, não teria mais mercado, por exemplo, um fundo que investisse em jogadores estrangeiros completamente desconhecidos, apostando que, mais cedo ou mais tarde, eles serão contratados pelo clube de Alvalade?

Diga-se de passagem que, apesar do meu pessimismo, tudo indica que a subscrição das obrigações por parte dos sportinguistas está a ser um sucesso, ao contrário do que fazia prever a fraca adesão dos sócios aos lugares cativos. Mas é possível que, depois do que sucedeu nas últimas duas épocas, os adeptos leoninos encarem com entusiasmo todas as formas de dar dinheiro ao seu clube que não incluam a prerrogativa de assistir aos jogos da equipa. Ainda assim, pressente-se nos adeptos que subscrevem as obrigações o mesmo tipo de desconfiança que sentem quando dão um euro a um jovem com os dentes estragados, que anda a pedir esmola na rua: “Quanto? Mas é mesmo para comprar jogadores? Da última vez que dei, usaram o dinheiro no Maniche e no Pongolle… Desta vez, posso confiar?”

Seja como for, não há dúvida de que se respira um maior otimismo em Alvalade: Domingos Paciência, que na época passada garantiu o terceiro lugar ao Sporting, espera este ano fazer melhor. Para já, o momento alto da pré-época foram as imagens da conferência de imprensa em que Bojinov exibiu a tatuagem de um felino e, pelo caminho, uma pulseira do equilíbrio. Percebe-se que alguém que acredita nos efeitos de um produto cujo fabricante já veio desmentir as publicitadas propriedades, creia também que o Sporting é um bom passo na sua carreira.

  In  Record

Sem comentários: