maio 15, 2012

Email Aberto _ Domingos Amaral


O sistema

From: Domingos Amaral
To: Luís Filipe Vieira

Caro Luís Filipe Vieira
Ao longo de toda a década de 80, lembro-me de muitas noites em que a televisão se enchia com a figura de Pinto da Costa, em programas como o “Domingo Desportivo” e perante locutores como Nuno Brás, que se diz ter sido a inspiração de Herman José para criar o “Estebes”. Sempre que o FC Porto se sentia prejudicado pelos árbitros, lá aparecia Pinto da Costa a arengar. Dizia-se mesmo que havia a “cassete” dos comunistas e a “cassete” do FC Porto, sempre uma vítima do “sistema”.

A verdade é que essa repetitiva estratégia deu frutos. Já nos anos 90, Pinto da Costa chegou à liderança do futebol português, no célebre Organismo Autónomo, e a Liga que veio depois ficou instalada no Porto! Foram muitos anos a “comunicar” a sua fúria, mas valeram a pena. Se Pinto da Costa tinha ou não razão em cada caso, já ninguém se lembra, mas a partir dos anos 90 os árbitros passaram a tratar o FC Porto com deferência e respeitinho.

Vem isto a propósito da ofensiva do Benfica dos últimos dias. As entrevistas de Carraça, Jesus e João Gabriel, a dizerem a verdade – que o Benfica (e o Sporting) foram altamente prejudicados pelos árbitros e que o FC Porto foi beneficiado – só pecam por tardias. Tardias e táticas, pois parecem apenas uma forma de pacificar os benfiquistas, levando-os a aceitar a continuação de Jesus. Contudo, o problema de fundo não é esse. O “sistema” não pode ser atacado só quando já se perdeu. O “sistema” tem de ser atacado todos os dias, com muita agressividade e de todas as formas possíveis. A Liga, a Federação e os árbitros levam o FC Porto ao colo, e enquanto o senhor não utilizar uma estratégia eficaz, e o Benfica se ficar pelas “entrevistinhas” aos jornais, nada muda. É pena que ao fim de tantos anos ainda não tenha percebido o básico.


In Record

7 comentários:

Anónimo disse...

E há outra coisa que tem de ser dita!
Relativamente ao beneficios e prejuizos das arbitragens, todos os grandes clubes são beneficiados e prejudicados concerteza, mas... só o Porto ganha campeonatos com esses beneficios!!! E é assim desde há longos anos!!!! Ou seja, na altura certa e determinante, tem sempre a ajuda das arbitragens, colmatada com o prejuizo dos outros.
De que vale dizer-se que o Benfica é beneficiado neste ou noutro jogo se isso em nada interfere na decisão do campeonato??? E não acham estranho que essas maroscas dêem constantemente, ao longo dos anos, a vitória final sempre ao mesmo?

Jorge Silva

Benfica Online disse...

Tudo verdade...

passem no meu blog
http://benficagloriosoonline.blogspot.pt/

Sempre Atento disse...

Tudo verdade
É pena que este junta letras não tenha considerado o período do celebre «Ricardo Costa» na Liga sediada no Porto!

Curiosa mania do centralismo lisbonário!
Ridículo este filhote do fazedor de pareceres, conforme os intereces de quem os encomenda!

Juris disse...

Campion Regional (2ªCircular);

Campion Nacional Adjunto;

Bota D'Ouro..

PORRA!. que mais quer o clube cuja força motriz é ADJUNTA.

ETERNO nº2

Benfica Online disse...

Visita o meu blog

http://benficagloriosoonline.blogspot.pt/

Obrigado!

Saudações Benfiquistas

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Catedral Encarnada disse...

Cuidado com os comentários, senão passam a moderados.

Photobucket