dezembro 20, 2010

Email Aberto _ Domingos Amaral


Falar verdade

From: Domingos Amaral
To: Jorge Jesus

Caro Jorge Jesus
Churchill disse um dia que a verdade era a primeira vítima de uma guerra, e sendo o futebol uma espécie de jogo de guerra, é natural que poucas vezes os seus intervenientes digam, pelo menos em público, a verdade. Os discursos de treinadores, jogadores ou presidentes, ou são estratégias de motivação das equipas ou tentativas de desestabilização dos adversários ou dos árbitros. Contudo, em certos momentos é essencial falar verdade.
Ora, finalmente, e ao fim de cinco longos meses, desceste da torre de marfim e reconheceste o óbvio: subiste demasiado as expectativas, por um lado, e a equipa ainda não está bem, por outro. A euforia depois do título cegou-te, e foi doloroso o choque da realidade, com derrotas atrás de derrotas, mas o teu teimoso estado de negação só adiou as coisas. Foi tardia esta verdade, mas só ela pode libertar a equipa, e tentar relançá-la. Embora ainda perca muito facilmente o controlo dos jogos (final da primeira parte com o Rio Ave), desconfie de si própria, e não saiba estar a perder sem se angustiar, reconhecer tais verdades só fortifica o Benfica. 

Só identificando as fraquezas se pode trabalhar para as eliminar, como se fez, e bem, no caso do Roberto, que parece outro. Desejo-te boas férias de Natal, e espero que as aproveites para distinguir o trigo do joio e revitalizar o balneário.
Se fores lúcido e motivado, pode ser que ainda seja possível mordermos os calcanhares ao FC Porto. Em meados de 1942, também ninguém acreditava que Churchill ganhasse a guerra, mas ele reconheceu a verdade, e as coisas mudaram…

  In Record

1 comentário:

lawrence disse...

Aqueles (onde me incluo) que logo no início da época achavam (e diziam-no) que nem o JJ nem a equipa estavam bem (mesmo descontando as roubalheiras que entretanto iam acontecendo) e iam sendo desmentidos, até ofendidos, por outros que metiam a cabeça na areia e achavam que a culpa era toda e só dos árbitros e do sistema, vão agora fazendo as pazes não com quem os desmentia e criticava mas sim consigo próprios porque a razão está a ser-lhes dada com as últimas declarações do JJ, do Rui Costa e até do Presidente!
O velho ditado de que "o pior cego é aquele que não quer ver" aplica-se aqui com todas as letrinhas!
Uma palavra que na altura muito escrevi: "humildade".
VIVA O BENFICA !!