junho 08, 2011

O Voo da Águia_ Marta Rebelo


O dia de Portugal

O fim-de-semana foi pródigo em eventos de relevo nacional. Com as devidas e muitas diferenças, o nosso futuro de médio prazo enquanto país era ontem decidido nas urnas, e o nosso futuro de curto e médio prazo enquanto seleção de futebol foi decidido no sábado, na Luz.

Deixemos a política nacional para os seus comentadores. Vejamos como nos saímos no estádio do Glorioso: bem. Eficientes, a jogar o futebol possível num final de temporada cansativo para todos, atingimos um resultado impensável há alguns meses: o primeiro lugar no nosso grupo de classificação para o Europeu de 2012. Quem diria, quando Carlos Queiroz e Agostinho Oliveira estavam à frente da Seleção, que seria ainda possível salvar a face lusa, tão limpa de vergonhas qualificativas desde 1996? Ninguém. A verdade é essa. E Paulo Bento teve o condão de repor a “normalidade democrática”. Chegou, ouviu e foi vencendo.

Na verdade, não fizemos um jogo fabuloso. Cristiano Ronaldo não entrosou com Fábio Coentrão, para sonos menos felizes de Mourinho ou de quem os vê juntos, a fazer “pareja” na ala esquerda do Real Madrid. Tentou muito o golo – como tenta sempre na Seleção –, mas foi Postiga que teve o acesso de bom futebol. Coentrão, esse, com os sprints e as fintas, foi piscando o olho ao gigante espanhol enquanto parte corações ainda na Luz. Nani foi o segundo mais esforçado, apostado que está em ser o melhor do Mundo… Mas foi sobretudo a união, o espírito coletivo, de equipa, que fica da exibição de sábado. À Seleção pediam-se os 3 pontos. À equipa das quinas pedia-se eficácia, e não muito mais que isso. E era essa a missão pragmática do muito pragmático Paulo Bento. E quem é que precisa de floreados, quando a qualificação para o Europeu está em causa? Quem é que precisa do jogo bonito sem os pontos de uma beleza incomensurável? Paulo Bento fez bonito. Do banco, quando celebrou o golo português e tirou a gravata logo a seguir, afogueado.

In Record

3 comentários:

Sakana disse...

HEI.....SAKANAGEM....AINDA NÃO ME CAÇARAM?

www.sakanagem.blogspot.com

Sakana disse...

HEI.....SAKANAGEM....AINDA NÃO ME CAÇARAM?

endereço correto:

www.sakanagem69.blogspot.com

Sakana disse...

HEI.....SAKANAGEM....AINDA NÃO ME CAÇARAM?

endereço correto:

www.sakanagem69.blogspot.com

Photobucket