novembro 16, 2011

Unidos pelo drama do Carlos Martins


Sou dador e desejo que mais pessoas se tornem dadores para podermos salvar mais vidas.

A situação envolvendo Gustavo Martins, filho do internacional português Carlos Martins, está a motivar uma verdadeira onda de apoio ao jogador do Granada.

Já foi criada uma página de Facebook, que pode consultar em www.facebook.com/vamosajudarogustavo, onde a família do médio tem recebido o apoio de muitos e, mais importante, tem feito passar a palavra, de modo a que se encontro um dador de medula compatível com o pequeno Gustavo.

A criança sofre de "aplasia medular, que teve como consequência a falência da medula, daí a necessidade de um transplante", informa a família, que garante ainda que em breve revelará nesta página "a lista de centros hospitalares espalhados pelo país, nos quais qualquer pessoa se poderá deslocar".

Situação grave

Recorde-se que o médico do Benfica João Paulo Almeida qualificou esta quarta-feira de "preocupante" e "bastante grave" a situação que envolve o filho do médio Carlos Martins, apelando para que as pessoas se inscrevam como dadoras de medula óssea.

"O filho de Carlos Martins, de 3 anos, precisa de um dador compatível de medula óssea com urgência", afirmou o médico do Benfica, João Paulo Almeida.

Em declarações à agência Lusa, o médico apelou às pessoas que se inscrevam como dadores de medula óssea, indicando o Centro de Histocompatibilidade de Lisboa, junto ao Hospital Pulido Valente, como um dos locais a que se devem dirigir.

João Paulo Almeida explicou que "podem ser dadores de medula pessoas com mais de 18 e menos de 45 anos, que tenham mais de 50 quilos e que sejam saudáveis".

O clínico disse ainda que se trata de um processo muito simples, bastando uma simples recolha de sangue para avaliar a compatibilidade e sem custos para a pessoa.

A situação pela qual passa o internacional português Carlos Martins foi tornada pública na terça-feira após a vitória sobre a Bósnia (6-2), com vários jogadores a apelarem à doação de medula óssea, apontando o caso pelo qual passa o seu colega de seleção.

Todos ao lado de Gustavo

Fábio Coentrão, Nani, Simão, Raul Meirelres, Nani e Cristiano Ronaldo foram alguns dos jogadores da Seleção que esta quarta-feira lançaram um apelo no twitter para encontrar um dador compatível para o filho de Carlos Martins, que necessita de um transplante de medula óssea.

Mensagem:"Ontem conseguimos uma importante vitória para Portugal. Infelizmente o dia não foi de alegria como esperávamos porque o nosso colega de selecção, Carlos Martins precisa da ajuda de todos os portugueses para superar a doença do filho. Temos todos de nos unir e em conjunto, doar sangue de forma a que se encontre alguém compatível e também se supere este obstáculo da mesma forma que o fazemos no futebol: juntos e em equipa. Visitem os centros no norte em http://www.chnorte.min-saude.pt/ , no centro em http://www.histocentro.pt/ e no sul em http://www.chsul.pt/."



Também o Sporting fez questão de se associar à causa, colocando um destaque alusivo ao tema na sua página oficial na Internet.

1 comentário:

Jotas disse...

eu sou dador, não custa nada e poderemos salvar uma vida.