outubro 11, 2011

Email Aberto _ Domingos Amaral


Parabéns

From: Domingos Amaral
To: Paulo Bento

Caro Paulo Bento
Em primeiro lugar, muitos parabéns. Cinco jogos, cinco vitórias, qualificação praticamente garantida, só uma hecatombe impedirá Portugal de ficar fora do Euro’2012. Esta tua sequência é excelente e merece o nosso orgulho. Quando pegaste na equipa, ela não conseguira ganhar em casa ao Chipre!

Queiroz deixou-nos no inferno, tu levaste-nos ao céu. Só que uma coisa é estar presente no Euro, outra é aspirar a mais. Portugal tem um grupo de jogadores bipolar, com alguns astros geniais, como Ronaldo, Nani, Coentrão; e outros absolutamente banais, e estou a ser simpático em não os nomear. Ou seja, e mesmo que não existam lesões no final da época, será extremamente difícil montar uma grande seleção, como as que brilharam nos Euros de 2000 e 2004 ou no Mundial de 2006.

Desde 2008, ainda com Scolari, todos percebemos que o valor geral da matéria-prima estava a baixar. Ninguém, no seu juízo perfeito, pode comparar Rolando com Fernando Couto, Jorge Costa ou Ricardo Carvalho. E o meio-campo de Meireles, Moutinho e Martins fica a milhas de Costinha, Maniche e Deco ou Rui Costa. Nem vale a pena falar na baliza, na lateral-direita ou no ponta-de-lança…Comparando com a década anterior, só melhorámos na lateral-esquerda, e piorámos muito em várias posições. Sejamos, pois, realistas.

Nestas circunstâncias, já é muito bom irmos ao Euro, mas quando vemos o que jogam a Espanha, a Holanda ou a Alemanha, é preciso ter os pés bem assentes na terra e ser lúcido. Já fomos uma das melhores seleções do Mundo, mas já não somos.


In Record

Sem comentários:

Photobucket