setembro 21, 2011

O Voo da Águia_ Marta Rebelo



Jesus, não inventes

O jogo começou com um burburinho bom no estádio: o Porto empatou com o Feirense. A esperança tomava conta dos 32 mil na Luz, que gritaram muito com os escolhidos de Jesus, oscilantes entre a garra, a apatia e os golos.

Não foi um jogo genial. Em poupanças pré-clássico e vindo de uma jornada bem conseguida na Champions, Jesus deu-nos um Benfica com a mesma tática de sempre mas sem os seus dois magos: Aimar e Javi García. E sentiu-se tanto a falta deles. Matic foi o pior elemento do SLB (seguido de um Witsel que parece uma sombra daquele outro, do Twente, lembram-se?). Já o Chuta-Chuta, pesado ou leve, fez uma boa partida. E Nolito, no seu estilo desengonçado, fechou o jogo por duas vezes: quando reagiu de imediato ao golo da Académica, que nos salvou de uma ida para os balneários a penar com um empate às costas; e literalmente, quando marcou o quarto. Mas quem desatou o nó apático em que o Benfica se encontrava na segunda-metade foi Aimar – chegou, marcou, venceu.

Somados os 3 pontos, vamos ao que interessa, que é saber como é que se vence no Dragão. O primeiro e maior pedido de todos: que Jesus não invente. Os cinco secos que levámos na última temporada não nos devem fugir da memória. Nem o David Luiz a defesa esquerdo, tremia a equipa toda só com a sombra de Hulk. Não deixa de ser para mim misterioso como é que o Emerson vai travar o dito rapaz. Mas não podemos entrar desconcertados, desconcentrados e receosos. Se Jesus gosta tanto do seu 4x4x2, venha lá ele. Temos de travar as “brancas momentâneas” que esta defesa tem, e que leva Artur batido vezes de mais; não podemos abusar das linhas baixas; com Javi de volta e Witsel com um puxão de orelhas, temos de adensar o miolo e dar jogo a Aimar; temos de enfrentar este penoso facto: Saviola não pode jogar; e, custa-me muito, mas temos de contar com Cardozo lá à frente para fazer pela vida. Continuo a dizer: não tenho medo do monstro verde. Perdão, azul.

 In Record

1 comentário:

Viriato de Viseu disse...

Não foi esta franga que augurou no recoreco uma derrota estrondosa do Benfica contra a Académica???

Photobucket